O vencedor do Prémio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel chegou ao Brasil na segunda-feira para apoiar o ex-presidente Lula da Silva, que está preso por corrupção e já anunciou a sua intenção de se candidatar às eleições presidenciais de outubro.
Perez Esquivel, um ativista argentino de direitos humanos e vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1980, pediu a libertação de Lula da Silva, que está a cumprir 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro, depois de ter sido condenado em duas instâncias da Justiça brasileira, o que legalmente o impede de concorrer a eleições para cargos públicos.
“Nós exigimos a liberdade para Lula, ele é um prisioneiro político, e toda essa história que o Governo e os juízes fizeram tem como objetivo removê-lo do cenário político”, disse Perez Esquivel à agência de notícias France-Presse, em Brasília.
Esquivel deslocou-se ao Centro Cultural de Brasília (CCB) administrado por jesuítas para visitar sete ativistas que estão em greve de fome há duas semanas para exigir que Lula seja libertado e que as autoridades permitam que concorra às eleições de outubro.
Lula da Silva, de 72 anos, é o favorito em todas as sondagens, arrecadando cerca de um terço das intenções de voto, o dobro de qualquer outro candidato.
*Lusa / Foto: David Fernandez
Vencedor do Nobel da Paz Perez Esquivel no Brasil para apoiar Lula da Silva
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on