16 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioNacionalDezoito concelhos de cinco distritos do país com máximo de incêndio

Dezoito concelhos de cinco distritos do país com máximo de incêndio

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, estão em risco máximo de incêndio os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, e os concelhos de Mêda, Trancoso, Pinhel. Guarda e Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.
No distrito de Castelo Branco, estão sob o mesmo alerta os concelhos de Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Vila de Rei, Oleiros e Covilhã.
Em Santarém, estão com risco máximo de incêndio os concelhos de Mação, Abrantes e Vila Nova de Barquinha, e no distrito de Portalegre, os concelhos de Gavião e Nisa.
O IPMA colocou ainda em risco muito elevado de incêndio cerca de 90 municípios dos distritos do Porto, Bragança, Braga, Viseu, Faro, Beja, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Guarda e Santarém.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral e na região Sul até final da manhã.
Durante a tarde, prevê-se um aumento da nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.
O vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (25 a 35 km/h) nas terras altas, e tornando-se moderado a forte (20 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, de noroeste no litoral oeste a partir da tarde.
As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.
Para o arquipélago dos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas, com o vento a soprar fraco.
Na ilha da Madeira, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado e aguaceiros, em geral fracos e em especial nas vertentes norte e terras altas.
O vento será predominando de norte, soprando forte, por vezes com rajadas até 65 km/h, nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, em especial a partir da tarde.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 28 graus centígrados em Lisboa, 25 no Porto e em Faro, 32 em Bragança, 33 em Beja e 33 em Castelo Branco, 27 no Funchal e em Ponta Delgada.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO JOSÉ
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: