27.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 15, 2021
No menu items!
InícioCulturaDia do Concelho de Oleiros assinalado com medalhas de mérito e protocolos...

Dia do Concelho de Oleiros assinalado com medalhas de mérito e protocolos com associações

O Dia do Concelho de Oleiros foi comemorado a 13 de agosto com dois momentos a destacar: a assinatura de protocolos e contratos-programa entre o Município e 17 instituições do concelho, num total de mais de meio milhão de euros; e a cerimónia de entrega da Pinha de Mérito Municipal.
A exemplo de anos anteriores, foram assinados protocolos com as seguintes Associações e Instituições Privadas de Solidariedade Social: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros; Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1080 Oleiros; Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Cambas; Centro Social Paroquial do Estreito; Santa Casa da Misericórdia de Álvaro; Santa Casa da Misericórdia de Oleiros; Centro Social Padre Tomás d’Aquino Vaz Azevedo; Associação Pinhal Total; Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto; Associação Trilhos do Estreito; Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado; Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho; Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e Sociedade Filarmónica Oleirense. Celebraram-se ainda três contratos-programa com a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, com a Casa do Benfica em Oleiros, e com o Grupo Desportivo Águias do Moradal.
Pela primeira vez, foi atribuída a “Pinha de Mérito Municipal” que surge na sequência do Regulamento de Concessão de Distinções Honoríficas que pretende reconhecer, neste caso, três pessoas singulares que se notabilizaram pelo seu contributo no campo social.
Foram então distinguidos pela sua entrega a instituições de solidariedade social do concelho: António Marques Neto, António Ramos Natário e João Mateus.
Nesta cerimónia esteve presente o diretor da Segurança Social do distrito de Castelo Branco, Melo Bernardo que entregou as distinções, juntamente com o presidente da Câmara, Fernando Jorge, e que enalteceu o trabalho em prol da causa dos outros.
Como habitual, as comemorações do Dia do Concelho tiveram início na madrugada do dia 13, com um espetáculo piromusical.
Nessa manhã o Içar da Bandeira fez-se na presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.
À tarde, teve lugar a apresentação do livro “Estudo da Endemia de Bócio no concelho de Oleiros e terras limítrofes” da autoria de Fernando Dias de Carvalho e de José Lopes Dias, com fotografias de Acácio Fernandes e Alberto Ladeira.
As celebrações que assinalam o 505º ano da atribuição do Foral Manuelino ao concelho de Oleiros, terminaram no recinto de Festas de Santa Margarida com as atuações de Mário e Companhia, Sangre Ibérico e Dj Shark.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: