17.7 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 20, 2020
No menu items!
Início Regional Greve dos enfermeiros de 100% no Fundão e de 80,76% na Covilhã

Greve dos enfermeiros de 100% no Fundão e de 80,76% na Covilhã

A greve convocada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) está a ter hoje uma adesão de 100% no Hospital do Fundão e de 80,76% no da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, disse à agência Lusa fonte sindical.
Segundo a dirigente sindical do SEP Conceição Rodrigues, a adesão à greve, no turno das 8h00 às 16h00, “é reveladora do estado de exaustão e de desespero dos enfermeiros” que prestam serviço no Centro Hospitalar da Cova da Beira.
“O Hospital do Fundão está com 100% de adesão, só os cuidados mínimos estão a ser assegurados”, disse a responsável. No Hospital da Covilhã, a adesão à greve é de 80,76% e verifica-se uma adesão de “100% na urgência geral, de 90% no bloco operatório e de 63% na consulta externa”, segundo Conceição Rodrigues.
A sindicalista do SEP disse à Lusa que, dos 23 serviços do Hospital da Covilhã, “14 estão com 100% de adesão” e que “em todos estes serviços estão a ser assegurados os cuidados mínimos”.
Os enfermeiros do Centro Hospitalar da Cova Beira estão esta quarta-feira em greve pela progressão na carreira, para exigirem o pagamento do suplemento remuneratório a todos os enfermeiros especialistas, a contratação de mais profissionais, a aplicação efetiva das 35 horas semanais a todos os profissionais e o pagamento das horas, folgas e feriados em dívida, entre outras reivindicações.
Em relação à carência de enfermeiros naquele centro hospitalar do distrito de Castelo Branco, segundo a dirigente sindical do SEP, estão em falta “pelo menos 100” profissionais.
Conceição Rodrigues adiantou que a administração, com quem o sindicato tenta reunir desde maio, tem conhecimento do problema, mas “está condicionada com as autorizações do Ministério das Finanças”, pelo que “está a pensar adotar medidas para ultrapassar esta questão da falta de enfermeiros”.
Na manhã desta quarta-feira, os dirigentes do SEP reuniram com o presidente da Câmara Municipal da Covilhã e com o vice-presidente e um vereador do município do Fundão.
A mesma dirigente sindical referiu à Lusa que ambas as autarquias estão preocupadas com a situação e que manifestaram “toda a disponibilidade, não só para irem junto do conselho de administração [do Centro Hospitalar da Cova da Beira], como para a elaboração de um documento conjunto, para intervirem junto da tutela”.
*Lusa / Foto: Inácio Rosa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Justiça angolana manda encerrar todos os templos da IURD em Angola

A justiça angolana ordenou o encerramento e apreensão de todos os templos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola,...

OE2021: PCP de “espírito aberto” para conversações, mas recusa “chantagens”

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa...

Carlos Almeida vence eleições no PSD Castelo Branco

Carlos Almeida foi reeleito presidente da concelhia de Castelo Branco do Partido Social Democrata (PSD), no passado sábado.

Sebastian Buhler supremo na Baja TT do Pinhal 2020

Piloto da Hero venceu no regresso à competiçãoRuben Alexandre foi o mais forte nos quadsCorrida renhida nos SSV foi ganha por João...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: