18.8 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioRegionalAlgas em análise tema do próximo “Cafés com Ciência-Sertã” a 28 de...

Algas em análise tema do próximo “Cafés com Ciência-Sertã” a 28 de agosto

“Algas na alimentação humana – dos gelados aos antivirais” é o tema da próxima edição de “Cafés com Ciência-Sertã”, que se realiza no dia 28 de agosto, às 18 horas, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Sertã.
Será dinamizada por Leonel Pereira, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra.
Pobres em gorduras, as algas marinhas possuem polissacarídeos que se comportam, na sua grande maioria, como fibras sem valor calórico.
As algas parecem ser, por isso, a melhor forma de corrigir as carências nutricionais da alimentação atual sentidas a nível mundial (nos países desenvolvidos, emergentes e/ou subdesenvolvidos), devido ao seu variado leque de constituintes essenciais — minerais (ferro e cálcio), proteínas (com todos os aminoácidos essenciais), vitaminas e fibras — nutrientes absolutamente necessários para o metabolismo primário humano.
Descobrir que algas da costa portuguesa podem ser utilizadas na alimentação e as receitas que com elas podemos elaborar.
Também será abordada a colheita e o cultivo de algas, assim como a sua utilização na indústria alimentar e na indústria farmacêutica.
Leonel Pereira é Licenciado em Biologia (ramo Científico) e Doutorado em Biologia (especialidade Biologia Celular), pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde é atualmente professor.
É investigador no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. Autor de mais de 20 livros e capítulos de livros, é editor de quatro obras publicadas por editoras internacionais, e proferiu mais de uma centena de palestras e comunicações orais em diversos eventos científicos nacionais e internacionais.
Os “Cafés com Ciência-Sertã” são conversas informais sobre ciência, abertas a todas as idades, promovidas pelo SerQ em parceria com Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra. Com participação gratuita, os “Cafés com Ciência-Sertã” decorrem na última terça-feira de cada mês, das 18 às 19 horas, nas instalações do SerQ, na Zona Industrial da Sertã.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: