11 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaPatrimónio Religioso da Vila de Oleiros deu origem a um percurso local

Património Religioso da Vila de Oleiros deu origem a um percurso local

A Rota do Religioso, foi inaugurada, no passado dia 10 de agosto, em Oleiros.
Este é um percurso local que ao longo de seis quilómetros faz uma visita pelos imóveis religiosos da Vila da sede do concelho.
Com início no Jardim Municipal, junto ao memorial do Padre António de Andrade, dirige-se para a Capela do Espírito Santo, passando pela Capela de São Sebastião, Capela de Santa Margarida, Capela de Nossa Senhora das Candeias, Capela de Santo António, Igreja Matriz, Capela do Senhor dos Passos, Capela de Nossa Senhora da Guadalupe, Igreja da Misericórdia, Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, terminando no local de partida.
A este percurso está associada uma sinalética direcional única e diferenciadora que foi criada para o efeito, ilustrada por uma logomarca que tem como expoente histórico-religioso máximo a ilustre figura do Padre António de Andrade, o símbolo da Ordem a que pertencia, os Jesuítas, e o pinheiro tão característico do nosso concelho.
A inauguração contou com a participação da companhia de teatro Viv’Art, representando o Padre António de Andrade, com o apoio de duas freiras, que guiaram o grupo durante todo o percurso, fazendo uma pequena descrição de cada edifício.
Junto ao Freixo da Igreja Matriz juntou-se ao grupo o Bispo de Angra e na Capela de Nossa Senhora da Guadalupe o 3º Visconde de Oleiros, Francisco de Albuquerque Pinto Mesquita e Castro.
O percurso teve a participação de cerca de 50 pessoas e contou ainda com o apoio da Associação Pinhal Total que contribuiu com o reforço de água e com um lanche no final.
Por ter características diferenciadoras de um percurso pedestre, a Rota do Religioso, é circular, de apenas um sentido, e de dificuldade baixa.
Os painéis informativos dispõem de um QR Code que permite ao visitante aceder a imagens e informação mais detalhada do imóvel em causa.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: