16.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Agosto 11, 2020
No menu items!
Início Nacional Proteção Civil avisa população para risco elevado e máximo de incêndio nas...

Proteção Civil avisa população para risco elevado e máximo de incêndio nas próximas horas

A Autoridade Nacional da Proteção Civil lançou hoje um aviso à população para o risco elevado e máximo de incêndios nas próximas horas, tendo em conta as temperaturas quentes previstas, que deverão ser acompanhadas de vento com rajadas.
De acordo com a Proteção Civil, as condições meteorológicas previstas traduzem “num índice de risco de incêndio em nível muito elevado e máximo na generalidade dos municípios das regiões do interior Norte e Centro, Alto e Baixo Alentejo e Algarve e em nível elevado na maioria dos restantes municípios dessas regiões”.
O tempo quente e vento moderado a forte e com rajadas são “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, avisa.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas horas refere temperatura máxima até 33ºC no interior Norte, até 37ºC no interior Centro e na bacia do rio Tejo e até 38ºC no Sul.
A humidade será de entre 10 e 30% na generalidade do território continental, enquanto o vento deverá soprar moderado a forte (até 45 km/h), e com rajadas até 60 km/h.
No sábado, espera-se vento persistente e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas.
As previsões de tempo levam a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) a lembrar a proibição de realização de queimadas e fogueiras, a queima de matos cortados e o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.
Além disso, não é permitido fumar ou fazer lume em espaços florestais e arredores, e devem existir cuidados com várias situações, como o abastecimento de máquinas em locais com pouca vegetação ou o fazer faíscas em locais de maior calor.
*Lusa / Foto: Paulo Novais

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Há 164 surtos ativos em Portugal afirma a DGS

Portugal tem 164 surtos ativos de covid-19, afirmou hoje o subdiretor-geral da Saúde, indicando que alguns têm origem em contágios entre membros...

Feira de Coleccionismo em Castelo Branco realiza-se a 16 de agosto

A Organização da Feira de Colecionismo, Antiguidades e Velharias de Castelo Branco vem, por este meio, informar que, devido à situação atual...

Covid-19: Portugal com mais três mortes e 157 novos casos desde domingo

Portugal regista hoje mais três mortes e 157 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo, segundo o boletim diário...

Bares dos comboios Alfa e Intercidades reabrem quinta-feira

Os bares dos comboios Alfa e Intercidades reabrem na quinta-feira, depois de uma reunião hoje que contou com a presença da CP...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: