17.1 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioNacionalPolitécnicos consideram insuficiente reforço de nove milhões de euros no OE2019

Politécnicos consideram insuficiente reforço de nove milhões de euros no OE2019

Os institutos politécnicos consideraram na  sexta-feira que o reforço de nove milhões de euros para as instituições apresentado na proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) é “manifestamente insuficiente” face aos aumentos salariais resultantes de alterações legislativas.
Em comunicado, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que se reuniu na quinta-feira para analisar a proposta do Governo para o OE2019, adianta que, além do financiamento base acrescido dos nove milhões de euros, não está previsto “qualquer reforço orçamental” para a execução do programa de regularização extraordinária de vínculos laborais precários no Estado.
Segundo o CCISP, que representa institutos e escolas do ensino politécnico público, os processos decorrentes do programa de regularização de vínculos precários homologados pelo Governo traduzem-se num “acréscimo de despesa” de cerca de 3,8 milhões de euros.
“Esta situação agrava o subfinanciamento crónico do ensino superior”, sustenta o CCISP, lembrando que nos últimos dois anos “foram produzidas diversas alterações legislativas com impacto direto nos salários dos trabalhadores docentes e não docentes”.
A extensão do período transitório para os professores, o descongelamento das valorizações remuneratórias, o aumento do salário mínimo nacional, a regularização dos vínculos laborais precários e “medidas que restringem a receita”, como o congelamento do valor da propina mínima e máxima, fazem parte do rol de alterações enumeradas pelo CCISP no comunicado.
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos assinala que o Governo assumiu, em 2016, no quadro do Contrato de Compromisso com a Ciência e o Conhecimento, o “compromisso de transferir para as instituições de ensino superior os montantes correspondentes à execução de alterações legislativas com impacto financeiro que venham a ser aprovadas”.
*Lusa / Foto: PAULO NOVAIS

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: