5.9 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioCulturaCursos Internacionais de Música Antiga levam músicos de renome a Idanha-a-Nova

Cursos Internacionais de Música Antiga levam músicos de renome a Idanha-a-Nova

26 de agosto a 1 de setembro

A 8ª edição dos Cursos Internacionais de Música Antiga (CIMA) vai realizar-se no Palácio Hermínia Manzarra, em Idanha-a-Nova, de 26 de agosto a 1 de setembro.
Um dos mais prestigiados cursos intensivos de música antiga, os CIMA deste ano contemplam três concertos principais, concertos à margem e um leque diversificado de masterclasses, música de câmara, workshops de construção e reparação de flauta e de cravo, dança histórica, orientados por músicos de renome internacional oriundos de Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Brasil e Inglaterra. Para além de participantes ativos, os CIMA estão abertos a ouvintes amadores da música antiga.
No plano dos concertos, destaque para a Ópera King Arthur, de Purcell, dia 1 de setembro, pelas 21h30, no Auditório Exterior do Centro Cultural Raiano.
O espetáculo tem entrada livre e encerra a edição 2018 dos CIMA.
São esperados cerca de 70 participantes e a orientar os workshops vão estar músicos conceituados como Paul Esswood (canto barroco), Lorenzo Colitto (viola e violino barroco), Alejandro Marías (viola da gamba e violoncelo), Fernando Paz (flauta de bisel), Hugues Kesteman (fagote), Rodolfo La Banca (chalumeau e clarinete), Vinicius Perez (alaúde, guitarra e baixo contínuo), Pilar Montoya (dança histórica), Paola Ghigo (mise-en-scène) e João Paulo Janeiro (cravo, baixo contínuo e orquestra).
Os Cursos Internacionais de Música Antiga têm uma organização da MAAC – Música Antiga Associação Cultural em parceria com o Município de Idanha-a-Nova, e integram-se na programação de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO. Têm apoio logístico da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, com o apoio na divulgação da Antena2.
Entre os objetivos dos CIMA, destacam-se o aperfeiçoamento avançado de músicos; a educação para a música através dos repertórios e instrumentos antigos; o cruzamento de músicos profissionais e a partilha de saberes; o apoio ao nascimento de novos projetos musicais profissionais; a promoção da mobilidade e intercâmbio internacionais de artistas.
Mais informações no site www.cimaportugal.wixsite.com/cima2018.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading