Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 24, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Documentos do Arquivo Municipal de Proença-a-Nova expostos nos Paços do Concelho

Documentos do Arquivo Municipal de Proença-a-Nova expostos nos Paços do Concelho
José Lagiosa

Vários documentos do século XIX, pertencentes ao acervo do Arquivo Municipal de Proença-a-Nova, estão em exposição no átrio dos Paços do Concelho.

Entre eles um documento da Impressa Régia datado de 30 de março de 1811, um Alvará de 25 de agosto de 1823, um documento de 16 de agosto de 1873 ou o livro de registo das ordens respetivas à Câmara e Justiças da vila de Proença-a-Nova (de 17 de março de 1828).

Estes são alguns dos exemplos que podem ser vistos nesta mostra documental.

Também é possível ver um livro de atas onde se procede, no dia 15 de março de 1809, à eleição dos novos Juízes para fazerem parte da Câmara Municipal que eram escolhidos pela sua idoneidade.

Em primeiro lugar aparece João Liberato de Saldanha Pinna Freire, Capitão-mor de Proença-a-Nova e Fidalgo da Casa Real.

Noutro livro de atas, de 1848, a 24 de julho, “foi determinado em sessão de câmara que se remetesse a Sua Excelência o Senhor Governador Civil do Districto o mappa dos preços médios dos cereaes do corrente mez”. João Pedro da Costa era quem assinava como Presidente de Câmara.

Num outro documento, datado de 1873, uma professora de Instrução Primária do sexo feminino, em Sobreira Formosa, exigia ao Presidente de Câmara um aumento salarial fazendo referência ao Decreto de 20 de setembro de 1844.

Esta gratificação aplicava-se aos professores que tivessem 30 alunos nas aldeias e povoações rurais.

Para comprovar que tinha mais de 30 alunas, envia em anexo a matrícula das alunas inscritas no ano letivo de 1872-1873 e para o ano letivo de 1873-1874.

Esta é uma pequena mostra do que existe no Arquivo Municipal que irá repetir a exposição com novos documentos que são importantes fontes de conhecimento da história do concelho.

Comentar