Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 9, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Feira do Pinhal em Oleiros é inaugurada na quarta-feira, dia 8

Feira do Pinhal em Oleiros é inaugurada na quarta-feira, dia 8
José Lagiosa

A XVIII edição da Feira do Pinhal será inaugurada na quarta-feira, dia 8 de agosto pelas 18H30, pelo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel João Freitas.

A abertura oficial contará ainda com a participação do Grupo de Bombos do GAIO.

Numa Feira que se reinventa ano após ano – há 18 anos – as novidades continuam a surgir com momentos que pretendem dignificar não só o evento mas também o concelho e a região.

Nesta edição surge o Passaporte Cultural, que pretende ser uma “viagem” pelo recinto, proporcionando a oportunidade de contacto entre o artesão e o público numa transmissão do saber-fazer, que no final irá reverter para uma causa solidária.

Para adquirir este Passaporte e participar na atividade gratuitamente basta passar pelo stand do Município a partir de quarta-feira e conhecer os horários e expositores aderentes.

Este é também o primeiro ano em que a Feira do Pinhal é um eco-evento, em parceria com a VALNOR, sensibilizando e criando condições para que todos – desde os expositores ao público visitante – possam reciclar de forma informada.

Todos os resíduos recolhidos revertem a favor da campanha de recolha em vigor feita pelos Bombeiros Voluntários de Oleiros, ajudando-os assim a atingir mais toneladas de lixo recolhido e por consequência, mais valor angariado na entrega desse lixo.

É de conhecimento público, que o orçamento dedicado a espetáculos foi reduzido para um terço do habitual, em virtude dos incêndios de outubro de 2017 que afetaram consideravelmente o nosso concelho.

No seguimento da opção do executivo, parte desta verba foi canalizada para as Juntas de Freguesia, com a finalidade de as dotar de mecanismos de limpeza e construção, assim como de combate a incêndios.

Desde outubro, o Município tem acorrido às necessidades da população afetada, assumindo os custos de novas árvores para plantação, medicamentos, alimentação animal entre muitos outros apoios.

Assim, o leque de artistas escolhido reflete-se em valores mais modestos que permitem a alocação desta verba para questões prioritárias.

Na quarta-feira passará pelo palco principal, o artista FF com o Orfeão de Castelo Branco, na quinta-feira é Rosinha a cabeça de cartaz e na sexta-feira será Bárbara Bandeira a marcar presença neste palco, onde todos os concertos acontecem pelas 23 horas.

Contemplado na rubrica dos espetáculos estava também o habitual espetáculo multimédia, que por se considerar não ser possível reduzir o valor mantendo a qualidade, optou-se por não realizar este espetáculo na sexta-feira.

Ainda assim, a festa continua no Recinto de Festas de Santa Margarida com a Oleiros Beach Party que começa pelas 00H30 com o Dj Ruben da Cruz e o Dj Alex G.

A Feira do Pinhal, conta ainda com 145 expositores de artesanato, empresas e instituições, produtos alimentares, uma zona dedicada a tasquinhas e restauração, animação infantil e ainda animação de rua, sendo por isso um evento dinâmico de tradições e de inovação que vale a pena visitar!

Como habitual a feira encerra no domingo, com o início das comemorações do Dia do Concelho.

Comentar