11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalPortugal continental com risco muito elevado de exposição aos raios UV

Portugal continental com risco muito elevado de exposição aos raios UV

Todos os distritos de Portugal continental e algumas ilhas dos arquipélagos dos Açores e da Madeira têm hoje um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), além de Portugal continental, as ilhas de Porto Santo, na Madeira, e as ilhas da Terceira e das Flores, nos Açores, apresentam um risco muito elevado.
As ilhas do Faial, nos Açores, e a da Madeira têm um risco elevado, enquanto Ponta Delgada terá um risco moderado.
Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).
Para Portugal continental, o IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo e subida acentuada da temperatura máxima.
As temperaturas deverão chegar aos 33º Celsius em Lisboa, 34º no Porto e 28 no Porto. Évora será o distrito com temperatura mais elevada, prevendo-se 41º.
Nos Açores aguarda-se céu geralmente pouco nublado, devendo aumentar de nebulosidade a partir da tarde no grupo oriental (S.Miguel e Santa Maria), onde há também a possibilidade de aguaceiros fracos.
Ponta Delgada chegará aos 26º.
Na Madeira, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas até meio da tarde. O vento será moderado, soprando temporariamente forte nas terras altas e no extremo leste da ilha da Madeira.
O Funchal vai atingir hoje os 26º.
*Lusa / Foto: © iStock

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading