Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Ródão promove o VI Festival Sopas de Peixe

Ródão promove o VI Festival Sopas de Peixe
José Lagiosa

Município de Vila Velha de pretende valorizar e promover a gastronomia local a 15 e 16 de Setembro

A autarquia de Vila Velha de Ródão, promove, nos dias 15 e 16 de setembro, no campo de feiras, o VI Festival das Sopas de Peixe.

Neste local vai estar em permanência a restauração aderente cuja ementa tem em destaque as Sopas de Peixe, contemplando também outros pratos típicos da região.

A organização preparou um programa de animação bastante diversificado para miúdos e graúdos, com animações musicais e infantis e uma restauração de excelência.

Destaca-se o espetáculo de fado com Fábia Rebordão que convida a palco Jorge Fernando, no sábado, 15 de setembro, às 22h30.

No domingo dia 16 de Setembro o palco é dos Galandum Galundaina que trazem a música tradicional portuguesa pelas 22h30m. Estes espetáculos vão decorrer no palco Festival das Artes da Beira Baixa – Beira Baixa Cultural.

Os espetáculos de música, dança e teatro são uma predominante na animação destes dois dias.

Os grupos como os Quintarolas, os Fora d’Horas, os Bombos Toc & Rodão com os Hora da Pinga, os Trotto Saltarello, as Concertinas da Associação da Carapalha ou os grupos de Ranchos folclóricos como o Grupo etnográfico de dança e cantares de Vila Velha de Ródão são alguns dos motivos para o convite à presença neste certamente de gastronomia regional.

A Silent Party, na noite de sábado dia 15 de Setembro, será uma animação diferenciada, um momento em que a organização estimativa contar com a presença de centenas de pessoas a dançar e a cantar, mas onde aparentemente a música não se adapta à dança, uma diversão a não perder.

A receita das Sopas de Peixe de Ródão, uma marca destas Terras de Oiro, são o mote para o no sábado dia 15 de Setembro decorrer o Atelier Gastronómico “Segredos e Sabores das Terras de Oiro” com a Chef Luisinha.

Os recursos naturais que este território detém e a aposta nas tradições do concelho foram o enlace para o concurso Portas de Ródão “O Melhor Doce” em que o vencedor foi o chef Cristiano Louro, no domingo os dois chefs juntam esforços para na doçaria aliarem a inovação à tradição.

Estes vão ser Ateliers Temáticos de Gastronomia – Beira Baixa Cultural.

No dia 15 de Setembro terá lugar o Concurso Regional da Cabra Charnequeira e Merino da Beira Baixa, bem como as Jornadas Técnicas de Pecuária, fruto de uma parceria entre o Município de Vila Velha de Ródão e a Ovibeira.

Estes dois acontecimentos, de destaque regional, vão assumir relevo neste evento.

O campo de feiras de Vila Velha de Ródão, e a sua zona circundante, é dominado pelo Monumento Natural das Portas de Ródão e pela maravilhosa paisagem considerada Maravilha Natural de Portugal.

Neste local irá ter lugar, no domingo dia 16 de Setembro das 09h00m às 18h00m, o 1º Festival Geoturismo Portas de Ródão, a decorrer no Cais de Rodão.

Esta é uma ação focada nas atividades outdoor como Passeios de Barco, Torre Multi-atividades – slide, escalada, canoagem, rappel na ponte sobre o rio Tejo, canoagem, paddle, Orbitball e BTT.

O Festival das Sopas de Peixe é uma insígnia de qualidade da região.

Trata-se de um certame com uma forte vertente turística e promocional, pautado pela dinâmica da animação aliada à boa gastronomia.

A organização dispôs um conjunto de eventos de, entrada livre, que garantem a atratividade do evento para um público diversificado.

 

 

 

 

Comentar