16 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Junho 17, 2021
No menu items!
InícioCulturaO Silêncio dos Livros Contra o Ruído do Mundo

O Silêncio dos Livros Contra o Ruído do Mundo

Camilo Pessanha, no Fundão, dia 7, e em Alcains, 9 de setembro

A Alma Azul inicia um novo Programa de Divulgação da Leitura no próximo dia 7 de setembro, sexta-feira, no Fundão; que continua no domingo, dia 9, às 19 horas, no Salão Alma Azul, em Alcains.
A primeira sessão de O Silêncio dos Livros Contra o Ruído do Mundo celebra a poesia de Camilo Pessanha, e assinala mais um aniversário do nascimento do autor de Clepsidra, livro que sempre fez parte do catálogo da Alma Azul, numa edição que inclui o texto de Eugénio de Andrade: Camilo Pessanha, O Mestre.
Camilo Pessanha raramente escrevia os seus poemas, aperfeiçoava-os na memória e depois partilhava-os com os amigos.

João Grosso lê Clepsidra em sessão Alma Azul

Só mais tarde, com a inestimável colaboração de Ana Castro Osório, foram editados em livro, com o título de Clepsydra.
.Será com a primeira edição de Clepsidra que inclui o texto introdução de Eugénio de Andrade: Camilo Pessanha, O Mestre, editada em Coimbra, em abril de 1994, pela Editora A Mar Arte, que a Alma Azul vai celebrar o aniversário de Camilo Pessanha no Fundão e em Alcains, nos próximos dias 7 e 9 de setembro.
Na próxima sexta-feira, dia 7, a Alma Azul vai distribuir poemas (Inscrição e Interrogação) de Camilo Pessanha, no Fundão, começando em Alcains, em viagem de comboio regional que passará por Póvoa de Atalaia, terra natal de Eugénio de Andrade.
O Mercado Municipal, o Café Aliança e o Agrupamento de Escolas do Fundão, são alguns dos locais onde a Alma Azul deixará poemas para Leitura de todos os interessados.
No domingo, dia 9, a sessão O Silêncio dos Livros Contra o Ruído do Mundo terá lugar no Salão Alma Azul, em Alcains, a partir das 19 horas, com a Leitura do texto de Eugénio de Andrade: Camilo Pessanha, O Mestre, a partir da edição de 1994, da qual serão leiloados na sessão ainda três exemplares do livro da Editora A Mar Arte.
Clepsidra na Casa Fernando Pessoa leitura de Urtélia Silva

Podem participar no Leilão Clepsidra, edição A Mar Arte, a primeira com texto de Eugénio de Andrade: Camilo Pessanha, O Mestre, todos os presentes no Salão Alma Azul, em Alcains, ou através da página do Facebook/ Alma Azul, que acolherá todas as mensagens em tempo real, entre as 19 e as 20 horas, de domingo.
No Salão Alma Azul, em Alcains, os interessados podem ainda conhecer várias edições de Clepsidra que estarão em exposição, e das quais destacamos uma edição bilingue Português-Mandarim; e a edição Clepsydra, da Colóquio Letras, da responsabilidade de Gustavo Rubim com desenhos de Cruzeiros Seixas.
Relembre-se que em setembro de 2017, a Alma Azul e a Casa Fernando Pessoa organizaram uma Leitura Integral de Clepsidra em que participaram 4 dezenas de voluntários, entre eles o ator João Grosso, do Teatro Nacional D. Maria II e em 2016, numa iniciativa com a Reitoria da Universidade de Coimbra, a Alma Azul promoveu a Leitura Integral do livro no Pátio das Escolas, junto à Faculdade de Direito, que Camilo Pessanha frequentou.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: