22.1 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Junho 18, 2021
No menu items!
InícioCultura50 jovens participam na Academia da Energia no Politécnico de Castelo Branco

50 jovens participam na Academia da Energia no Politécnico de Castelo Branco

Um grupo de 50 jovens provenientes de todo o país participa esta semana na Academia da Energia, uma iniciativa organizada no âmbito do projeto “-é+” A tua Equação da Energia! II, promovido pela ADENE – Agência para a Energia, com a parceria da Forum Estudante e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) que acolhe esta Academia.
Este projeto é financiado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energético ao abrigo do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC)
A Academia da Energia consiste numa semana de atividades em modelo de Academia de Verão, centrada em ideias chave como a sustentabilidade e o respeito pelo ambiente e onde os participantes poderão conhecer as melhores técnicas de Eficiência Energética.
O evento mobiliza diversos parceiros locais e tem um programa lúdico-pedagógico com caráter dinâmico.
Para o presidente do IPCB, António Fernandes, a iniciativa reveste-se de excecional importância permitindo trazer ao Politécnico 50 estudantes que dentro de um ano serão candidatos ao ensino superior.
Acresce o facto de os 50 jovens, oriundos de todo o país e de escolas diferentes, se assumirem depois como embaixadores do Politécnico de Castelo Branco e da região quer nas suas escolas secundárias quer junto das suas famílias, divulgando a Instituição e a região.
António Fernandes manifestou ainda enorme satisfação pelo apoio das Câmaras Municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Rodão, bem como das entidades visitadas.
O primeiro dia de atividades inclui um passeio pedestre na cidade de Castelo Branco, com passagem pelo Centro de Cultura Contemporânea, Museu Cargaleiro, Jardim do Paço Episcopal e Castelo.
No segundo dia será visitada a empresa Celtejo, o Centro de Interpretação de Arte Rupestre e Sala de Arqueologia em Vila Velha de Ródão e ainda a Comunidade Sustentável do Vale da Sarvinda.
O dia 5 de setembro será passado no concelho de Idanha-a-Nova, com passagens por Penha Garcia e Monsanto, e já em Castelo Branco com um serão dedicado à atividade “Energia Trivial”, dinamizada em conjunto com a ADENE.
No dia seguinte tem lugar uma visita à Barragem da Bouça, em Pedrógão Grande, mantendo-se a temática da energia com a apresentação do Projeto Moveletur e uma atividade com bicicletas elétricas na Zona de Lazer de Castelo Branco.
O último dia inclui uma apresentação sobre Biocombustíveis, com docentes do IPCB, assim como o “Bootcamp da Energia”, dinamizado pelas equipas da ADENE e Forum Estudante.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: