23.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Julho 7, 2022
No menu items!
InícioSem CategoriaCasa da Música recebe “Messias” participativo com 200 coralistas em dezembro

Casa da Música recebe “Messias” participativo com 200 coralistas em dezembro

A Casa da Música, no Porto, vai receber, em dezembro, o “Messias”, de Haendel, com a presença da Orquestra do Século XVIII e do ensemble Cappella Amsterdam, para além da participação comunitária de 200 coralistas.
Segundo a programação para os últimos meses do ano, apresentada hoje, o concerto de dia 11 de dezembro vai ter direção musical de Daniel Reuss e vai contar com a soprano Ruby Hughes, a contralto Marianne Beate Kielland, o tenor Rupert Charlesworth e o baixo James Newby.
“Esta iniciativa realiza o sonho de muitos coros amadores em trabalhar diretamente com orquestras e maestros de prestígio, interpretando uma obra de referência do repertório coral-sinfónico. Serão cerca de 200 coralistas, preparados pelos formadores do Serviço Educativo, numa experiência imersiva para o público que quebra as barreiras entre o palco e a plateia numa celebração coletiva da música”, pode ler-se na programação, em relação ao evento que conta com o apoio da Fundação Social “La Caixa” e do BPI.
A temporada da Casa da Música reabre na quinta-feira com o concerto da Orquestra XXI, na Sala Suggia, seguindo-se os já habituais e gratuitos concertos na avenida dos Aliados: na sexta-feira, a Orquestra Barroca vai interpretar peças de Vivaldi e Avondano, enquanto no sábado a Orquestra Sinfónica do Porto, sob direção do maestro titular, Baldur Brönnimann, vai fazer ouvir “música célebre do repertório sinfónico”, de Strauss a Vaughan Williams, passando Aaron Copland e Bizet.
Entre os destaques dos últimos quatro meses do ano encontra-se a “palestra-recital” do austríaco Alfred Brendel, que regressa ao Porto 13 anos depois de ter sido o pianista que inaugurou a primeira temporada de piano da então recém-inaugurada Casa da Música.
Até ao final do ano a Casa da Música vai continuar a acolher a integral das sinfonias de Bruckner e a integral dos concertos para violino de Mozart.
Entretanto, no dia 18 de setembro, no âmbito do ciclo “Fantasia”, o Remix Ensemble vai estrear “Beethoven quasi una fantasia”, op.27 n.º 2, de Daniel Moreira, numa encomenda conjunta da Casa da Música com a Filarmónica de Colónia. No dia 22, no âmbito do mesmo ciclo, a Orquestra Sinfónica do Porto estreia “Bach Fantasia BWV 922”, de Johannes Schöllhorn.
Já no dia 06 de novembro, o Remix Ensemble protagoniza a estreia mundial de “im Schatten der Harfe”, do compositor em residência Georg Friederich Haas.
Em outubro, a Casa da Música volta a receber o “Outono em Jazz”, com concertos do Tarkovsky Quartet, Bruno Pernadas Quarteto, Femi Temowo, Ambrose Akinmusire Quartet, Rudresh Mahanthappa, entre outros.
*Lusa / http://www.baumhaus.pt

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: