A antiga dirigente do PSD Leonor Beleza defendeu hoje que as eleições europeias do próximo ano são “pelo menos tão importantes” como as legislativas, alertando que os valores pelos quais a União Europeia foi construída podem estar em causa.
Leonor Beleza acredita que nas escolhas que vão ser feitas pode estar em causa o “futuro da União Europeia“, que enfrenta vários riscos, tendo em conta o crescimento dos partidos eurocéticos e o Brexit.
Beleza avisa que é preciso garantir a continuidade de valores europeus que partem do princípio que a vida dos imigrantes, que procuram uma melhor vida na Europa, tem o mesmo valor dos que já vivem na Europa, criticando políticas de portas fechadas como a de Victor Órban na Hungria (que pertence à mesma família do PSD na Europa, o Partido Popular Europeu).
A antiga ministra de Cavaco Silva, que é presença assídua na Universidade de Verão, revelou que esta é uma forma de prestar um “serviço especial ao partido” e de cumprir a sua missão de militante, num momento em que a vida não lhe permite ser tão ativa no PSD.
Olhando para a realidade nacional, Leonor Beleza referiu-se ainda ao caso específico de uma decisão de um tribunal que permitiu, alegando razões culturais, que uma jovem de etnia cigana de 15 anos abandonasse o ensino obrigatório, quando estava no 7º ano.
Para a presidente da Fundação Champalimaud é preciso garantir o respeito por outras culturas e a igualdade entre seres humanos, mas adverte: “Não podemos ser tolerantes quando estão em causa direitos básicos”. Para Leonor Beleza há uma fronteira que não pode ser ultrapassada no respeito pela diferença dos outros: “Não podemos ceder nos direitos humanos”.
*Lusa / Foto: MIGUEL A.LOPES
Leonor Beleza defende que europeias vão ser “pelo menos” tão importantes como legislativas
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on