4.1 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 3, 2022
No menu items!
InícioRegionalUnidade de Saúde Móvel renova balanço positivo nas praias fluviais

Unidade de Saúde Móvel renova balanço positivo nas praias fluviais

Pelo terceiro ano consecutivo, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova visitou as praias fluviais e zonas de lazer do concelho durante os meses de julho e agosto.
Foram realizados 328 rastreios, em 18 saídas, números que superam o sucesso já alcançado em 2016 e 2017.
Inserida no programa Proença Anima o teu Verão, esta iniciativa sensibilizou os veraneantes para a exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares e atividade física, além dos habituais rastreios de diagnóstico.
A avaliação de bio impedância – que determina parâmetros biométricos como o Peso, IMC (índice de massa corporal), % Gordura, % Água, Massa Muscular, Nível Físico, Massa Óssea, Índice de Metabolismo Basal, Idade Metabólica e % Gordura Visceral – é dos testes mais procurados, pois apesar de as pessoas terem consciência das consequências do excesso de peso, continuam à procura de conselhos sobre hábitos alimentares para redução dos níveis de colesterol e de como aumentar a atividade física. Entre os principais problemas de saúde encontrados foi a ingestão insuficiente de água em 193 dos casos e a falta atividade física em 170 do total dos atendimentos.
No entanto, é de salientar que foram registados melhores níveis de colesterol do que em 2017, o que para Carlos Dias, Técnico de Saúde e Terapêutica do Município, demonstra que “apesar do período de férias ser tendencialmente de excessos, há cada vez mais consciência que temos de ter alguns cuidados com a saúde”.
A UMS verificou também a tensão arterial, pulsação e concentração de oxigénio no sangue, a glicémia, o colesterol e controlo de temperatura. Por cada rastreio realizado, todos os utentes receberam mais uma edição gratuita da “Revista ao Sol”, relembrando as regras de ouro para aproveitar o sol, conselhos de foto proteção e jogos educativos como sopa de letras sobre saúde, palavras cruzadas sobre as praias fluviais e sudoku.
Os rastreios foram essencialmente realizados a pessoas de idades superiores a 50 anos, com o público feminino a ter maior peso no total, representando 58%, contra os 42% de homens atendidos.
Dos 328 atendimentos realizados na Aldeia Ruiva, Alvito da Beira, Cerejeira, Fróia e Malhadal, 97 destes foram feitos a pessoas residentes fora do concelho e que se encontravam de férias nas praias fluviais e zonas de lazer do concelho.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: