Centenas de pessoas assistiram a um concerto único, que envolveu cerca de 250 músicos, de cinco bandas distintas. Nas comemorações dos 110 anos da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, o presidente do Município deixou a garantia que a requalificação da sede daquela coletividade vai arrancar em breve
As comemorações do 110º aniversário da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires incluíram, no dia 8 de setembro, um momento único que juntou no mesmo concerto as cinco bandas presentes no evento.
À União de Aldeia João Pires S.R.M juntaram-se a Banda Municipal Alterense, a Sociedade Filarmónica Fraternidade de S. João de Areias, a Sociedade Filarmónica Louriçal do Campo e a Sociedade Filarmónica União Maçaense, que tocaram em simultâneo seis peças.
Ao todo, foram cerca de 250 músicos a atuar no mesmo palco, com centenas de pessoas a assistir. Antes, decorreu um desfile com as bandas presentes no evento e um almoço convívio.
Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, agradeceu à Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires o convite para o Município estar presente nas cerimónias, deixando claro que é uma “obrigação” do executivo apoiar esta entidade.
“E vamos continuar a apoiar incondicionalmente porque é uma associação que dignifica o concelho. É uma banda com mais de quarenta elementos, mérito extraordinário do maestro e de todos os dirigentes”, disse.
António Luís Beites Soares deixou, ainda, a garantia que, em breve, irão iniciar as obras de requalificação da sede da banda.
As comemorações arrancaram no dia 7 à noite, com a abertura do bar e com a atuação de Pedro Domingues (Coverkill). Integradas nas comemorações de Nª Srª da Graça, prosseguiram, no dia 8 de manhã, com uma arruada e uma Eucaristia, seguida da Procissão.
O dia terminou com a atuação de Micael Simões e, no domingo, dia 9, voltou a atuar Pedro Domingues, com Coverkill.
A iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Penamacor.