4.1 C
Castelo Branco
Sábado, Dezembro 3, 2022
No menu items!
InícioNacionalFuracão "Helene" pode atingir sete ilhas dos Açores como tempestade tropical

Furacão "Helene" pode atingir sete ilhas dos Açores como tempestade tropical

O furacão “Helene” deverá chegar aos Açores no sábado como tempestade tropical e poderá atingir os grupos Ocidental e Central do arquipélago, segundo uma nota de hoje do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Num comunicado emitido esta manhã, o IPMA adianta que o ciclone está a deslocar-se “a cerca de 20 quilómetros por hora, devendo a sua trajetória infletir para norte no decorrer do dia”.
“Está ainda previsto para o final da semana um posterior desvio da sua trajetória em direção a nordeste, bem como um aumento da sua velocidade de deslocamento”, acrescenta o IPMA, indicando ser possível que “a sua trajetória intersecte a região dos Açores que inclui os grupos Ocidental (Flores e Corvo) e Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) a partir de sábado”.
O ciclone era às 09:00 locais de hoje (mais uma hora em Lisboa), classificado como furacão de categoria 2, com vento máximo de 150 quilómetros por hora.
“É provável que a sua intensidade diminua devido ao seu deslocamento para águas mais frias e, nas próximas 36 horas, se torne tempestade tropical”, explica ainda o comunicado do IPMA.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO ARAÚJO

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: