11 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioInternacionalAutoridades vão ativar esta noite plano de evacuação das zonas baixas de...

Autoridades vão ativar esta noite plano de evacuação das zonas baixas de Macau

O plano de evacuação das zonas baixas de Macau vai ser ativado hoje, às 21:00 (14:00 em Lisboa), quando for emitido o aviso vermelho de inundações, com a aproximação do super tufão Mangkhut, anunciaram as autoridades.
Em conferência de imprensa, o secretário para a Segurança, Wong Sio Chak, indicou que o Centro Operacional da Proteção Civil (COPC) vai ser ativado ao mesmo tempo que o aviso vermelho de “storm surge” [maré de tempestade], que prevê uma subida das águas entre 1,5 e 2,5 metros na zona do Porto Interior, na parte oeste da península.
O diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG), Raymond Tam, sublinhou que “eram esperadas inundações entre as 12:00 e o fim da tarde de domingo”.

“O super tufão Mangkhut estará mais próximo de Macau pelas 12:00 de domingo e na altura será içado o sinal 10″, o máximo na escala de tempestades tropicais composta pelo sinais 1, 3, 8, 9 e 10, esclareceu.
O responsável acrescentou ainda esperar, tendo em conta as previsões, “inundações mais prolongadas relativamente ao tufão passado”, numa referência ao Hato, cuja passagem por Macau, em 23 de agosto de 2017, causou uma subida das águas de 5,85 metros em alguns pontos da cidade. Aquela tempestade deixou 29% da área total da cidade inundada, originando cortes no fornecimento de água e de eletricidade.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: