11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalTour Eléctrico Moveletur chega Penamacor este domingo

Tour Eléctrico Moveletur chega Penamacor este domingo

Penamacor vai receber o projeto Moveletur: “Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais”, no próximo domingo, dia 16 de setembro. A chegada a Penamacor deste Tour Elétrico está prevista para as 11:30

O projeto Moveletur: “Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais” vai passar por Penamacor, no próximo domingo, dia 16 de setembro.
O programa tem início pelas 9:00, no Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia, em direção à Serra da Malcata e, pelas 9:30, a comitiva sobe em direção ao Santuário de Peña de Francia.
Pelas 10:00, decorre uma visita ao Centro de Interpretação dos Fósiles en Monsagro e, às 11:30, está prevista a chegada a Penamacor, onde a comitiva será recebida pelas autoridades municipais e onde decorrerão atividades culturais.
Pelas 16:00 decorrem as Jornadas de Divulgação sobre Mobilidade Elétrica e o dia encerra com a disponibilização e exemplificação de uso de bicicletas elétricas.
Todas estas atividades decorrerão no Jardim da República.
O projeto Moveletur: “Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais” visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos “verdes” que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas.
Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.
Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 25 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur).

Reserva Natural da Serra da Malcata é uma das áreas protegidas envolvidas

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos e é promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo no total sete os parceiros do projeto.
As 7 Áreas Naturais Protegidas envolvidas no Moveletur são o Parque Nacional Peneda-Gerês – Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata em Portugal, e o Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas – Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, num total de mais de 400 mil hectares.
Nos próximos dias 14, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30 de setembro, decorre nestas regiões transfronteiriças, em 6 Etapas, um tour em veículos elétricos que visa promover a mobilidade sustentada nestes parques naturais, de ambos os lados da fronteira.
Estão presentes no Tour veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.
Complementando o programa da iniciativa, decorrem, nas localidades por onde passa o tour, ações de sensibilização para a promoção da mobilidade elétrica, com a realização de workshops, palestras e experiências de condução de veículos elétricos (automóveis e bicicletas), ações que são conjugadas com iniciativas de promoção do turismo sustentado e de valorização do património histórico-cultural nas regiões integrantes. Esta ação em concreto tem um orçamento total de 30.600 euros.
Este evento será igualmente uma vitrine para empresas ligadas à mobilidade elétrica e a oferta de mobilidade elétrica projetada pelo projeto para espaços naturais será divulgada para potenciais interessados, meios de comunicação e operadores turísticos.
*Foto: Glória Ishizaka
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading