Empresários mais próximos das instituições públicas
O espaço Empresa foi inaugurado na sexta-feira, dia 14, com a presença dos Ministros da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Na cerimónia o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realçou a importância deste espaço, que “é de extrema relevância na prestação de serviços aos empresários, à comunidade e à economia”.
Luís Correia destacou ainda, o facto de este balcão vir também contribuir para a “coesão territorial”, uma vez que “ajuda a ligar os nossos empresários que estão nas freguesias do Concelho”.
Para o autarca, o Espaço Empresa era um espaço que faltava no Balcão Único da Autarquia. Luís Correia reafirma que a autarquia está focada em “ser parceira e em ter uma atitude de proatividade para com os nossos empresários e empreendedores”, defendendo que este Espaço “é de extrema importância para ajudar essas pessoas que têm vontade de criar riqueza”.
Recorde-se que a autarquia de Castelo Branco se insere no primeiro grupo, de 21 autarquias, na criação deste espaço.
Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, frisou que este “é um único balcão para que os empresários não tenham de ir a dezenas de balcões, permitindo que num ponto único encontrem respostas”.
Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, frisou que este “é um único balcão para que os empresários não tenham de ir a dezenas de balcões, permitindo que num ponto único encontrem respostas”.
Na sua intervenção, Luís Correia, destacou também a importância do sector automóvel para o Concelho de Castelo Branco.
Um sector que representa um volume de negócios de cerca de 70 milhões de euros e ao qual corresponde uma taxa de exportação a rondar os 97%.
Este é ainda um sector que representa um elevado número de postos de trabalho de mão de obra especializada.
Aproveitando a presença de dois membros do governo, a autarquia preparou uma visita a três empresas do cluster automóvel, a Dinefer, Mecalbi e Stoneshield que se encontra no Centro de Empresas Inovadoras e que já criou vários postos de trabalho.
Empresas que surpreenderam os membros do governo pela sua implantação a nível nacional, mas acima de tudo a nível internacional, pelo elevado dinamismo e pelo número de trabalhadores de mão de obra especializada que empregam.