35 alunos finalistas da licenciatura em Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa apresentam na exposição documental “Lugares e Caminhos” o resultado da residência artística que realizaram na Aldeia Ruiva e área envolvente entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2017.
As obras de escultura de carácter efémero podem agora ser descobertas na Galeria Municipal até 31 de outubro, sendo que no dia 27 de outubro, às 17:00, o grupo de alunos e professores estará na Galeria Municipal de Proença-a-Nova para a sessão de encerramento da exposição.
Tanto a residência artística como a exposição que agora se apresentam resultam do protocolo “Aldeia Criativa”, estabelecido entre o município de Proença-a-Nova e a área de Escultura da FBAUL.
“Durante as saídas de campo, o grupo foi estimulado a refletir sobre as práticas de integração, intervenção e apropriação escultórica, em conformidade com o espaço e com os elementos naturais preexistentes, com a sua perceção e com o seu uso, bem como sobre os conceitos de dimensão, proporção e escala, materialização, desmaterialização e sentido de temporalidade”, explica a professora Andreia Pereira.
A docente e o professor auxiliar José Teixeira, acompanharam os alunos finalistas no âmbito do programa de Escultura V, unidade curricular do 3.º ano.