Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Fevereiro 17, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Biblioteca Municipal de Ródão celebra 10º aniversário com 7ª edição do encontro «Poesia, um dia»

Biblioteca Municipal de Ródão celebra 10º aniversário com 7ª edição do encontro «Poesia, um dia»
José Lagiosa

O Município de Vila Velha de Ródão continua a apostar de forma continuada na cultura e na promoção do gosto pela leitura

Prova disso é a realização da 7ª edição do encontro «Poesia, um dia» pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM). A BMJBM, que ao longo do ano tem vindo a desenvolver um programa comemorativo do 10º aniversário de muita qualidade, organiza entre 19 e 22 de setembro, pelo sétimo ano consecutivo, o encontro «Poesia, um dia».

Este ano há, outra vez, muitos e bons motivos para visitar o concelho durante o encontro.

No dia 19, para além de poderem participar no correio poético, os visitantes poderão assistir, pelas 17h30, à apresentação do documentário «Cartografia dos Afectos 2 – Vila Velha de Ródão», realizado por Tiago Pereira a partir de recolhas feitas no concelho, e logo a seguir participar na conversa com o realizador.

Pelas 19h00, na Biblioteca Municipal será apresentado o livro que reúne os poemas escritos na residência da Foz do Cobrão «Poesia, um dia: poetas em Ródão (2012-2017)», com a presença do editor e de autores.

O dia 20 começa com a chegada do «Comboio da Poesia», uma ideia original que acontece todos os anos desde 2013 com o apoio da CP Comboios de Portugal.

Segue-se um almoço com poesia, organizado pelo estaleiro municipal, e logo a seguir abrirá ao público a novidade deste ano: a Naturágora.

Trata-se de um espaço perto do cais fluvial, propício à relação com a natureza e com a leitura pela sua calma e beleza aprazível.

Aí acontecerão espontaneamente conversas e leituras que retomarão a ideia da ágora da Grécia Antiga, local onde os cidadãos se reuniam para trocar ideias.

Ao final da tarde haverá, próximo da Naturágora, música ao vivo pelo grupo «O Gato Maltês» e degustação de petiscos.

O programa do dia culminará com as muito apreciadas Leituras Noturnas no Rio, pelas 21h30.

No dia 21, sexta-feira, a Naturágora continuará aberta entre as 10h00 e as 17h00.

Pelas 17h30 reunirá o Clube de Leitura de Autores Clássicos da BMJBM para conversar sobre poemas e poetas, e pelas 21h00, na Casa de Artes e Cultura do Tejo (Cactejo), será apresentado o espetáculo «Recados do Infante D. Pedro para Inês de Castro» a partir de poemas de António Salvado, com encenação de José Manuel Castanheira, declamação de Emília Castanheira e momentos musicais a cargo de Miguel Carvalhinho, J. Filomeno Raimundo, Pedro Ladeira, João Vaz e Raquel Maria.

No sábado, dia 21, o programa começa com o «Comboio da Poesia» a viajar, cerca das 10h00, de Castelo Branco para Vila Velha de Ródão com leitura de poesia a bordo.

Em Ródão estará à espera dos viajantes o artista plástico Pedro Barateiro, para o encerramento da sua exposição na Cactejo «Rumor» e apresentação uma performance de sua autoria.

Segue-se uma conversa sobre a poesia galega de Rosalía de Castro na Biblioteca Municipal e um almoço a bordo do barco restaurante da Vila Portuguesa com leitura de poesia.

De tarde, a encerrar o encontro, acontecerá, pelas 16h00, na Capela de Nossa Senhora do Castelo um concerto de cravo e voz, por Joana Bagulho e Ana Deus (ex-vocalista dos Ban e dos Três Tristes Tigres), e logo a seguir o encerramento da Residência da Foz do Cobrão, no miradouro do Castelo do Rei Vamba, onde poderá ficar a conhecer os poetas em residência: Catarina Nunes de Almeida e Pedro Teixeira Neves, sob coordenação do diretor literário do encontro, Jaime Rocha.

O Município de Vila Velha de Ródão assegura, neste dia, transporte gratuito às pessoas que se deslocarem a Ródão no comboio da poesia, para que possam ir aos vários locais das atividades.

Ao longo dos quatro dias decorrerá paralelamente ao programa para o público em geral um outro para o público escolar: a Andante Associação Artística apresentará o espetáculo «Afinal…o gato?», criado a partir de poemas de Fernando Pessoa, e Margarida Mestre o concerto poema «Balada das Vinte Meninas Friorentas», criado a partir de um poema de Matilde Rosa Araújo e partitura de Fernando Lopes Graça.

Comentar