10.9 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioInternacionalExperiência lançada em balão da NASA tem participação da FCTUC

Experiência lançada em balão da NASA tem participação da FCTUC

Foi lançada no dia, 4 de setembro, uma experiência científica numa plataforma de um balão do programa High Altitude Sudent Platform (HASP), da NASA.
O investigador Rui Curado Silva, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), integra a equipa responsável pela experiência científica.
Esta experiência, lançada em Fort Sumner, Novo México, EUA, resulta de uma parceria entre a Universidade de Coimbra, o LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, o American River College (EUA) e o INAF-IASF Bolonha.
De acordo com o investigador, o objetivo desta experiência, que envolve também dois alunos da FCTUC, “é medir a radiação de fundo a alta altitude (~40 km) que poderá degradar a capacidade de medir a polarização dos futuros telescópios espaciais para astrofísica de altas energias (na banda de raios X e gama)”.
“A ideia da proposta, o plano de implementação, simulações e análise de dados desta experiência são da responsabilidade do LIP e da FCTUC”, refere Rui Curado Silva.
Mais informação disponível em:
https://www.facebook.com/groups/HASPPayload/
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading