Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Previsão de tempo quente e seco coloca sete distritos do norte em alerta laranja

Previsão de tempo quente e seco coloca sete distritos do norte em alerta laranja
José Lagiosa

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) decidiu, devido à continuação do tempo quente e seco até final da próxima semana, elevar o estado de alerta especial laranja para sete distritos do norte do país.

Segundo adiantou aos jornalistas o adjunto nacional de operações da ANPC, Alexandre Penha, as previsões meteorológicas de tempo quente e seco, aliado ao aumento de intensidade do vento leste, fazem aumentar o risco de incêndios rurais e o seu desenvolvimento rápido, pelo que foi decidido elevar o estado de alerta especial laranja para o dispositivo de combate a incêndios e colocar os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Guarda e Viseu em alerta especial laranja.

O resto do país – indicou o mesmo responsável da ANPC – encontra-se no estado de alerta especial amarelo.
Apesar do tempo quente que também hoje se fez sentir, Alexandre Penha referiu que, neste momento, não existe um grande número de ocorrências de incêndios florestais.

“No dia de hoje vamos em 44 ocorrências, sendo os distritos que se destacam o de Vila Real (com o incêndio que deflagrou na manhã de sábado e que foi extinto hoje de manhã) e o distrito de Braga”, precisou o dirigente da ANPC, num ‘briefing’ com jornalistas na sede da ANPC, em Carnaxide, no concelho de Oeiras.

Alexandre Penha vincou que a elevação do estado de alerta para o período que se avizinha não se restringe ao dia de segunda-feira, mas a um espaço de tempo que se prolonga até final da próxima semana.

Antes, em comunicado, a ANPC já tinha alertado para o “aumento do perigo de incêndio rural” até final da próxima semana, devido à continuação do tempo seco e quente e à intensificação do vento de quadrante leste.

Comentar