22.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 15, 2021
No menu items!
InícioDesportoAeródromo municipal de Castelo Branco recebe "Volta APAU 2018"

Aeródromo municipal de Castelo Branco recebe "Volta APAU 2018"

O Aeródromo Municipal de Castelo Branco recebe no próximo dia 4, quinta-feira, a “Volta APAU 2018”, promovida pela Associação Portuguesa de Aviação Ultraleve.
Esta iniciativa, que fará pilotos e aeronaves participantes percorrer as “Aldeias Históricas e norte de Portugal”, define aterragem no Aeródromo Albicastrense no final da tarde do dia 4 de Outubro, com estadia na cidade para o dia seguinte.
No feriado do dia 5, descolarão ao início da manhã para um voo com várias troços em passagem por aldeias históricas da nossa região e aterragem final no aeródromo de Seia, prosseguindo nos dias seguintes para outros pontos de interesse a norte de Portugal.
Ter-se-á durante esses dois dias, a presença das aeronaves participantes mais as respetivas tripulações não só na nossa cidade como, também, nos céus da nossa região.
Recorde-se que com indicativo ICAO (International Civil Aviation Organization) LPCB, o Aeródromo Municipal de Castelo Branco insere-se em espaço aéreo com classe G.
Além de liberdade que esta classificação lhe confere, possui características que viabilizam Condições Meteorológicas Visuais (VMC) para voos operados em Regras de Voo Visual (VFR) durante grande parte do ano. Está localizado 3 NM a NE da cidade de Castelo Branco e possui uma pista asfaltada com 1.460 metros de comprimento, de 30 metros de largura.
Equipado com um novo hangar onde está instalado o Aero Clube de Castelo Branco, permite acolher aeronaves residentes e visitantes, num espaço com cerca de 1000m2.
Possui a Base de Apoio Logístico (BAL) que serve a Proteção Civil durante todo o ano, movimentando, só no período crítico do verão, centenas de colaboradores e integra uma companhia do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), instalada de forma permanente e sempre suportada por um helicoptero que ali passou também a residir..
Atualmente, serve-se já com uma estação meteorológica própria, válida e devidamente certificada pelo Gabinete de Apoio à Autoridade Meteorológica para a Aeronáutica (GAMA) do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Esta estrutura está a ser utilizada pelas duas principais escolas de aviação civil do País, a Nortavia- Transportes Aéreos SA com sede na Maia, e a L3- Commercial Training Solutions integrada na rede da L3 CTS que opera iguais facilidades no Reino Unido, Estados Unidos da América e Nova Zelândia.
O protocolo de colaboração com a Universidade da Beira Interior, tem conferido ao Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, o AeroUBI, a possibilidade de realizar um Festival Aéreo integrado no Encontro Nacional de Aeronáutica.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: