17.1 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 20, 2021
No menu items!
InícioCulturaCapela de S. Bartolomeu recebe visita um século depois

Capela de S. Bartolomeu recebe visita um século depois

Depois de um interregno de mais de um século a Capela de S. Bartolomeu voltou a despertar o interesse dos albicastrenses.
No âmbito das Festas de S. Miguel, a Junta de Freguesia de Castelo Branco organizou no dia 29 de setembro uma caminhada, integrada na Jornadas Europeias do Património, intitulada “(Re)descobrir Património(s)”.
Os caminhantes concentraram-se pela manhã junto da Igreja de S. Miguel da Sé e iniciaram o percurso até à Capela de S. Bartolomeu.
Uma hora e meia depois da partida tiveram oportunidade de escutar o historiador Pedro Salvado que in loco apresentou a sua interpretação relacionada com aquele espaço na perspetiva da construção da paisagem cultural albicastrense.

A caminhada de hora e meia levou os participantes até uma visita à Capela de S. Bartolomeu, o que não acontecia vai para mais de um século

Do mesmo modo, Adelaide Salvado, contribuiu com uma interpretação crítica sobre o significado da religiosidade associada aquele espaço.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco evidenciou a importância destas iniciativas na medida em que “permitem acrescentar mais conhecimento histórico, dignificar o património e valorizar a memória dos Albicastrenses”.
No mesmo sentido, agradeceu, reconhecido, aos proprietários da herdade onde se encontra a Capela de S. Bartolomeu o apoio a esta iniciativa.
A Freguesia de Castelo Branco continuará a divulgar o património material e imaterial e contribuirá, na medida das suas possibilidades, para valorizar a identidade da nossa comunidade.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: