28.9 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioDesportoCentro Ciência Viva da Floresta de Proença quer levar as pessoas “Rio...

Centro Ciência Viva da Floresta de Proença quer levar as pessoas “Rio Acima”

O Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova promove, em outubro, uma série de atividades enquadradas no âmbito do projeto “Rio Acima”, nomeadamente percursos interpretativos e ações de limpeza em zonas ribeirinhas do concelho.
Com estas ações pretende-se sensibilizar para a importância dos rios e ribeiras a nível ambiental, social e económico, contribuindo para o conhecimento, reabilitação e proteção destes ecossistemas.
As ações de limpeza irão decorrer nos dias 6 e 21, nas praias fluviais do Malhadal e da Fróia, respetivamente, e os percursos interpretativos realizam-se nos dias 7, 13 e 14, na praia fluvial do Malhadal, no rio Ocreza (Sobral Fernando) e na praia fluvial da Fróia, respetivamente.
Assim, dia 6, às 8h30, a praia fluvial do Malhadal recebe a iniciativa “Rios que nos alimentam”, numa ação de limpeza que envolverá também identificação de plantas comestíveis. No dia 7, às 9h00, decorre a atividade “Malhadal: À descoberta de um refúgio”, que se repetirá no Rio Ocreza, Sobral Fernando, a 13 de outubro, pelas 9h00, e na Fróia a 14 de outubro, pelas 9h00.
Durante estes percursos interpretativos, será abordada a importância destes ecossistemas ribeirinhos e os participantes serão convidados a descobrir e conhecer aqueles refúgios naturais, a sua biodiversidade e formas de os preservar.
A 21 de outubro, na praia fluvial da Fróia, tem lugar a atividade “Aves e Ribeiras: alguns amargos nas águas doces”.
Nesta ação de limpeza, os participantes vão também identificar aves ribeirinhas e debater formas de combater as práticas humanas que prejudicam estas espécies.
A atividade deste dia está inserida no passeio pedestre, organizado pelo Município de Proença-a-Nova, com inscrições a decorrerem no Posto de Turismo ou na página da Câmara Municipal.
As inscrições nas restantes atividades são efetuadas em http://www.cienciaviva.pt/rioacima, ou através do email do Centro Ciência Viva da Floresta (info@floresta.cienciaviva.pt).
Para as atividades “Rio Acima”, financiadas pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente com projeto elaborado pelo Ciência Viva, é sugerido trazer roupa e calçado adequado, chapéu ou boné, protetor solar, água e uma merenda.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: