16.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Junho 15, 2021
No menu items!
InícioCulturaMorreu soprano Montserrat Caballé

Morreu soprano Montserrat Caballé

A soprano Montserrat Caballé morreu na madrugada de hoje, aos 85 anos, no Hospital de Sant Pau de Barcelona, informaram fontes hospitalares citadas pela Efe e pela AFP.
A soprano, cuja saúde estava fragilizada há vários anos, encontrava-se internada desde o mês passado. Em 2012 teve um AVC e, desde então, lutava contra vários problemas de saúde.
Montserrat Caballé era uma das figuras da ópera mais famosas em todo o mundo.
A sua carreira atingiu dimensão internacional em 1965, quando substituiu outra soprano no papel de Lucrezia Borgia, no Carnegie Hall em Nova Iorque.
A performance foi tão elogiada que, como escreve o El País, o New York Times descreveu a sua voz como uma combinação de Maria Callas e Renata Tebaldi.
Desde então, deu mais de quatro mil espetáculos e partilhou o palco com os grandes tenores como Luciano Pavarotti, José Carreras ou Plácido Domingo.
Tornou-se mais conhecida do grande público após o lançamento do tema “Barcelona”, cantado em dueto com Freddy Mercury, a propósito dos Jogos Olímpicos de 1992.
Em 2015, foi condenada a uma pena de prisão suspensa de seis meses por evasão fiscal.
Em causa estava uma dívida de meio milhão de euros, referente a 2010.
O funeral da artista, uma figura internacional da ópera, vai acontecer na segunda-feira, às 12:00, no cemitério de Barcelona.
*Lusa / Foto: ANDREU DALMAU

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: