25 C
Castelo Branco
Domingo, Junho 13, 2021
No menu items!
InícioCulturaDescobrir “Lugares e Caminhos” na Galeria Municipal de Proença até 31 de...

Descobrir “Lugares e Caminhos” na Galeria Municipal de Proença até 31 de outubro

A exposição documental “Lugares e Caminhos”, é o resultado da residência artística de 35 alunos finalistas da licenciatura em Escultura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Os trabalhos são os realizados na Aldeia Ruiva e área envolvente entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2017.
Recorrendo ao registo fotográfico, as obras de escultura de carácter efémero podem agora ser descobertas na Galeria Municipal até 31 de outubro.
“Durante as saídas de campo, o grupo foi estimulado a refletir sobre as práticas de integração, intervenção e apropriação escultórica, em conformidade com o espaço e com os elementos naturais preexistentes, com a sua perceção e com o seu uso, bem como sobre os conceitos de dimensão, proporção e escala, materialização, desmaterialização e sentido de temporalidade”, refere a professora assistente convidada Andreia Pereira, que acompanhou, com o professor auxiliar José Teixeira, os alunos finalistas no âmbito do programa de Escultura V, unidade curricular do 3.º ano. “Neste regime de indagação, observação e ação direta no terreno, os alunos residentes deram conta das suas perceções e intenções plásticas em diversos ensaios de reconhecimento, realizados de forma individual e coletiva, promovendo a conversão dos elementos naturais endémicos, ou do seu próprio corpo, em matérias de experimentação plástica”.
Com os desafios propostos, os alunos tiveram oportunidade de adquirir e reforçar competências metodológicas relacionadas com a problemática da integração escultórica, promovendo a indagação, a reflexão e a crítica sobre novas formulações artísticas e tecnológicas no campo da escultura integrada na arquitetura, no urbanismo e na paisagem.
Tanto a residência artística como a exposição que agora se apresentam resultam do protocolo “Aldeia Criativa”, estabelecido entre o Município de Proença-a-Nova e a área de Escultura da FBAUL.
No dia 27 de outubro, às 17h00, o grupo de alunos e professores estará na Galeria Municipal para a sessão de encerramento da exposição.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: