12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Nacional Harpa laser desenvolvida por aluno da ESTCB-IPCB tem projeção internacional

Harpa laser desenvolvida por aluno da ESTCB-IPCB tem projeção internacional

Miguel Henriques Fernandes é aluno de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da Escola Superior de Tecnologia do IPCB e teclista numa banda.
Sempre teve paixão pela música eletrónica e sintetizadores, e desta conjugação decidiu desenvolver uma harpa laser no âmbito do seu projeto final de curso.
Segundo as palavras do aluno “Este projeto, orientado pelo docente Rogério Dionísio, permitiu-me elaborar um dispositivo que pudesse representar competências, temáticas e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na ESTCB, bem como ser articulado e complementado com os meus conhecimentos e experiência no meio musical, e assim permitir a sua integração e teste com instrumentos musicais no âmbito da música electrónica”.

Harpa Laser

Interrompendo um ou mais feixes óticos da harpa laser, um músico pode produzir sons.
O dispositivo desenvolvido é um controlador MIDI laser que por si só não produz som, sendo necessário ligá-lo a dispositivos geradores de som, compatíveis com o protocolo MIDI, tais como sintetizadores hardware, samplers, ou ainda plugins num computador.
A harpa laser permite polifonia desde que o equipamento a ela ligado seja um equipamento polifónico.
Permite ainda selecionar escalas diferentes, e graças a uma fita de LEDs incorporada na estrutura, associar uma cor a uma escala musical ou a um conjunto de notas.
O vídeo publicado no Youtube com uma demonstração do uso da harpa laser, conta já com mais de 2450 visualizações e com tendência a aumentar.
A harpa laser ganhou ainda mais destaque quando MatrixSynth, um website internacional dedicado a tudo o que é sintetizador e música eletrónica, partilhou o vídeo do aluno.
A harpa laser, atualmente em fase de protótipo, será progressivamente melhorada e integrada num projeto empresarial a desenvolver no CEI – Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Epidemia atingiu o pico em Portugal no dia 25 de novembro

A epidemia de Covid-19 atingiu o pico da sua incidência em Portugal no dia 25 de novembro, verificando-se já uma tendência de descida, disse...

Covid-19: Disponibilidade dos farmacêuticos e das farmácias

VACINA COVID-19 No momento da elaboração do Plano de Vacinação contra a Covid-19, os Farmacêuticos e as Farmácias afirmam publicamente a sua disponibilidade para integrarem...

Rangel lança serviço de grupagem ‘Connecting Africa’

SOLUÇÃO RESPONDE ÀS CONTINGÊNCIAS IMPOSTAS PELA PANDEMIA A Rangel Logistics Solutions (RLS) anunciou recentemente o lançamento do serviço “Connecting Africa”, uma solução que se dedica às importações...

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de membros do movimento autointitulado “a pão e...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: