16.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioCulturaÓpera barroca de marionetas em Tomar dia 19 de Outubro

Ópera barroca de marionetas em Tomar dia 19 de Outubro

“Guerras do Alecrim e Mangerona”

Tomar vai ser uma das quatro cidades a receberem “Guerras do Alecrim e Mangerona”, um dos espetáculos mais aguardados da edição deste ano do Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.
Será no dia 19 de Outubro, sexta-feira, pelas 21 horas, no Cine-Teatro Paraíso, que decorrerá esta ópera barroca com recurso a marionetas em tamanho humano que junta em palco um fabuloso elenco de atores/cantores e músicos, com encenação de Carlos Antunes.
Trata-se de uma criação que une a companhia S.A. Marionetas e Os Músicos do Tejo, numa coprodução entre o festival Cistermúsica e a Artemrede.
A atriz Luísa Cruz (conhecida, entre outros, pelo seu trabalho na televisão e no filme “As 1001 Noites de Miguel Gomes) e a soprano Joana Seara encabeçam o elenco do espetáculo como as irmãs Dona Nize e Dona Cloris.
Estes e outros personagens da peça baseiam-se em arquétipos do século XVIII, como nobres com aspirações sociais, juízes ou criados, aqui satirizados no texto de António José da Silva, o Judeu.
A cada membro do elenco é confiada uma marioneta, concebida pela equipa da S. A. Marionetas.
Estreada em 1737 no Teatro no Bairro Alto, em Lisboa, numa época em que dominavam as óperas cantadas em italiano, “Guerras do Alecrim e Mangerona” conta com música da autoria de António Teixeira.
A partitura original subsiste apenas numa versão tardia incompleta, na biblioteca do Paço Ducal de Vila Viçosa. Para a nova versão deste clássico – ausente há mais de dez anos dos palcos nacionais – foi usada uma nova edição crítica de Márcio Páscoa, tendo Marcos Magalhães e Carlos Antunes feito a adaptação da música à dramaturgia.
As entradas para este espetáculo custam oito euros.
*Foto: copyright cistermusica

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: