5.5 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Nacional Cinquenta por cento dos campos de milho do Baixo Mondego com colheita...

Cinquenta por cento dos campos de milho do Baixo Mondego com colheita em risco

Cerca de 50% da colheita dos nove mil hectares de campos de milho no Baixo Mondego está em risco devido à tempestade Leslie, alertou hoje a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO), que exige medidas urgentes.
A ADACO afirma que a passagem da tempestade Leslie pela região, no sábado, provocou prejuízos avultados na zona do Baixo Mondego em estruturas agrícolas, como estufas e barracões, bem como na produção de milho.
“Dos cerca de 9.000 hectares de milho no Baixo Mondego, cerca de 50% da colheita está em risco de se perder, já que o milho está deitado e muito dele ainda em verde, podendo a situação agravar-se ainda mais com as condições climáticas”, sublinha a associação em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A ADACO contabiliza ainda “largos hectares de culturas em estufa” que estão em risco de se perderem nos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra, para além de estragos consideráveis em muitos pomares.
“Perante este cenário, o Ministério da Agricultura tem que urgentemente fazer um levantamento exaustivo da área afetada e tomar medidas de apoio para os agricultores prejudicados. Mais ainda quando a maioria dos seguros não contempla situações como esta”, defende a associação.
Para a ADACO, “não chega a visita de ministros ou secretários de Estado às zonas afetadas. É preciso sim pôr a máquina do Ministério da Agricultura a trabalhar na região”.
Face aos danos na componente agrícola, a associação informa que vai pedir uma reunião com caráter de urgência à Direção Regional de Agricultura para reclamar medidas para fazer face aos prejuízos.
A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.
Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.
*Lusa / Foto: ANTÓNIO ARAÚJO

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Novo aeroporto de Luanda sem financiamento adicional e obra retomada no início de 2021

O ministro dos Transportes angolano garantiu hoje que o novo Aeroporto Internacional de Luanda não terá financiamentos adicionais, e que as obras...

Covid-19: Público vai regressar aos estádios ingleses a partir de 02 dezembro

O público vai poder regressar a alguns estádios de Inglaterra a partir de 02 de dezembro, de acordo com limites determinados pela...

Covid-19: Retalho e restauração com perdas superiores a 75% no fim de semana

O retalho e a restauração registaram perdas de 76% no último fim de semana, o segundo com recolher obrigatório e limitações no...

Covid-19: Plano de vacinação está a ser preparado “há meses” em Portugal diz DGS

A diretora-geral da Saúde disse hoje que o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal está a ser preparado “há meses”,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: