8.5 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Novembro 26, 2020
No menu items!
Início Cultura João Morgado lança O Livro do Império

João Morgado lança O Livro do Império

Um manuscrito resgatado pela Inquisição para redenção de Portugal

“O Livro do Império” marca o regresso de João Morgado à edição nacional de romances histórico. A aposta da editora Clube do Autor para o Natal, estará nas livrarias a 24 de Outubro.
O autor volta ao Séc. XVI para nos dar um fenomenal retrato de época. Portugal tem um império em declínio, com um rei destemido, mas influenciado por uma nobreza e um clero corruptos. Omnipotente, a Inquisição não hesita em prender, matar e destruir as mentes e as obras mais brilhantes.
No país vizinho, observam a decadência de Portugal, jogam com o poder e o apoio dos jesuítas, e mantêm a esperança de voltar a dominar toda a península.
Mas eis que um trota-mundos sem eira nem beira, apesar de uma vida de prisões, putaria e inimigos poderosos, decide cantar as glórias desse povo num poema épico que lembra todos “aqueles, que por obras valerosas” se foram da “lei da morte libertando”.
Mas ao cantar uma estirpe de homens que se igualara a deuses, por contraste compunha também um libelo acusatório contra a depravação vigente.
Como foi possível que el-rei e o Santo Ofício tenham deixado publicar esta obra?

Capa de “O Livro do Império”

O Livro do Império narra a vida de um poeta arrependido e a história de Portugal em vésperas da batalha de Alcácer-Quibir.
“Será um livro a surpreender os leitores pelos seus personagens, pelos meandros políticos na corte de D. Sebastião, com as guerras dentro da inquisição, a corrupção da nobreza, e a forma como um poeta endeusou os heróis nacionais, e por contraste, deixando a nu os podres da época.”, afirma João Morgado. “Fala também da batalha de Alcácer-Quibir, que Portugal quase ganhou, mas que estava fadada para a derrota… D. Sebastião nasceu para a lenda”
“Quem melhor do que João Morgado para nos fazer recuar no tempo? Uma viagem única e envolvente aos dias escaldantes da Inquisição.” (Clube do Leitor)
Fotos: Luís Agostinho
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Morreu Diego Armando Maradona

Diego Armando Maradona, considerado um dos melhores futebolistas da história, morreu hoje na sua residência, na Argentina, aos 60 anos, anunciou o...

LE: Benfica confirma ‘positivo’ de Taarabt e Jesus chama jogadores da formação

O Benfica confirmou hoje a infeção pelo novo coronavírus do futebolista Adel Taarabt, que se junta aos indisponíveis Julian Weigl e Darwin...

Covid-19: Morreu Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto

Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto e administrador não-executivo da SAD do campeão português de futebol, morreu hoje, aos 70 anos,...

Concurso “Presépios de Natal” regressa a Castelo Branco com a 14ª edição

Está de volta o concurso “Presépios de Natal”, promovido pela Câmara deCastelo Branco, através da Biblioteca Municipal, este ano em formato onlineface...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: