A segunda edição da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde arranca na próxima sexta-feira, 19 de outubro, com a abertura da Feira do Livro no Centro Cultural do Mindelo.
Até 28 de outubro, São Vicente será palco de uma programação em torno da Micadinaia de João Vário, recuperando o património literário da ilha.
Numa organização conjunta com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, o Centro Cultural do Mindelo receberá cerca de 40 convidados, que irão participar em mesas de debate, entrevistas de vida, apresentações de livros e ações de formação, entre outros momentos de programação.
A presente edição da Morabeza convida a um regresso a Micadinaia, o universo literário do poeta João Vário, com o propósito de discutir a literatura cabo-verdiana e o seu futuro
Nesta segunda edição, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde destaca-se como ponto de encontro entre África, Europa e América e as suas literaturas.
Tal reflete-se no seu painel de convidados, mas também nas parcerias estabelecidas com outros festivais — Festival de la Palabra (Porto Rico e Nova Iorque), LeV — Literatura em Viagem (Matosinhos), Rota das Letras (Macau) e Tinto no Branco (Viseu) —, através das quais a Morabeza se afirma num circuito internacional de eventos literários.
No entanto, a Morabeza não esquece o seu compromisso com o talento cabo-verdiano: para além de ações de formação em torno do meio editorial, do livro e da criação literária, o evento contará com sessões dirigidas ao público escolar e universitário de São Vicente, que constituem momentos privilegiados para o encontro entre os alunos e os escritores.
Entre 19 e 28 de outubro, o Centro Cultural do Mindelo contará com uma feira do livro.
Com mais de 2000 livros a 500 escudos, esta será uma feira de preço baixo, sem esquecer, no entanto, os títulos dos convidados do evento.
Durante a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, será ainda anunciado o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França.
Esta é uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Imprensa Nacional de Cabo Verde, com o objetivo de promover o talento literário cabo-verdiano com a edição da obra vencedora em Portugal e Cabo Verde.
Depois do sucesso da primeira edição na Cidade da Praia, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde chega agora a São Vicente, com uma programação que celebra as referências literárias e culturais da ilha.
O maior evento literário dos PALOP chega a São Vicente já esta semana
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on