2.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Dezembro 4, 2020
No menu items!
Início Internacional O maior evento literário dos PALOP chega a São Vicente já esta...

O maior evento literário dos PALOP chega a São Vicente já esta semana

A segunda edição da Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde arranca na próxima sexta-feira, 19 de outubro, com a abertura da Feira do Livro no Centro Cultural do Mindelo.
Até 28 de outubro, São Vicente será palco de uma programação em torno da Micadinaia de João Vário, recuperando o património literário da ilha.
Numa organização conjunta com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, o Centro Cultural do Mindelo receberá cerca de 40 convidados, que irão participar em mesas de debate, entrevistas de vida, apresentações de livros e ações de formação, entre outros momentos de programação.
A presente edição da Morabeza convida a um regresso a Micadinaia, o universo literário do poeta João Vário, com o propósito de discutir a literatura cabo-verdiana e o seu futuro
Nesta segunda edição, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde destaca-se como ponto de encontro entre África, Europa e América e as suas literaturas.
Tal reflete-se no seu painel de convidados, mas também nas parcerias estabelecidas com outros festivais — Festival de la Palabra (Porto Rico e Nova Iorque), LeV — Literatura em Viagem (Matosinhos), Rota das Letras (Macau) e Tinto no Branco (Viseu) —, através das quais a Morabeza se afirma num circuito internacional de eventos literários.
No entanto, a Morabeza não esquece o seu compromisso com o talento cabo-verdiano: para além de ações de formação em torno do meio editorial, do livro e da criação literária, o evento contará com sessões dirigidas ao público escolar e universitário de São Vicente, que constituem momentos privilegiados para o encontro entre os alunos e os escritores.
Entre 19 e 28 de outubro, o Centro Cultural do Mindelo contará com uma feira do livro.
Com mais de 2000 livros a 500 escudos, esta será uma feira de preço baixo, sem esquecer, no entanto, os títulos dos convidados do evento.
Durante a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde, será ainda anunciado o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Arnaldo França.
Esta é uma iniciativa conjunta da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Imprensa Nacional de Cabo Verde, com o objetivo de promover o talento literário cabo-verdiano com a edição da obra vencedora em Portugal e Cabo Verde.

Depois do sucesso da primeira edição na Cidade da Praia, a Morabeza — Festa do Livro de Cabo Verde chega agora a São Vicente, com uma programação que celebra as referências literárias e culturais da ilha.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pedro Sousa lidera elenco das meias-finais do Maia Open

Português é o mais experiente dos quatro protagonistas Campeão em título foi eliminado Título de pares é entregue este sábado Pedro Sousa continua a somar vitórias no Complexo...

Covid-19: Críticas ao Governo da esquerda à direita na resposta à crise

Os partidos que votaram contra ou se abstiveram na renovação do estado de emergência para conter a covid-19 fizeram hoje, no parlamento, duras críticas...

Pedro Salvado Coordenador em Portugal do GSIM

O investigador albicastrense Pedro Salvado, diretor do Museu do Fundão, foi nomeado delegado em Portugal do Grupo Salamanca de Investigação em Museus e Património...

Teatro das Beiras despede-se de 2020 em digressão

O Teatro das Beiras despede-se de 2020 com a digressão das peças "A Força do Hábito", na Arrentela - Seixal, a 4 de dezembro e "Pequeno Retábulo de García Lorca",...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: