15.4 C
Castelo Branco
Domingo, Setembro 26, 2021
No menu items!
InícioCulturaCompanhia de dança Batsheva apresenta "Venezuela" de Ohad Naharin no CCB

Companhia de dança Batsheva apresenta "Venezuela" de Ohad Naharin no CCB

O espetáculo “Venezuela”, nova coreografia do criador israelita Ohad Naharin para a Batsheva Dance Company, vai ser apresentada a 31 de outubro e 01 de novembro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
De acordo com a programação, o espetáculo tem coreografia de Ohad Naharin, desenho de luz de Avi Yona Bueno, banda sonora e edição de Maxim Waratt, figurinos de Eri Nakamura, e a interpretação será dos bailarinos da Batsheva Dance Company.
Em “Venezuela”, Naharin sugere que, “ao ver duas vezes seguidas a mesma coreografia, descobre-se que a experiência da primeira vez é diferente da segunda, e talvez até da vigésima vez”, assinala um texto do CCB sobre a peça.
“Esta reflexão sobre o significado da composição, tanto no quadro geral do espetáculo, como no aspeto particular da dança como uma forma de expressão artística que se dissipa num instante, acompanha-a e dá-lhe significado”, acrescenta.
Naharin dividiu a companhia em dois grupos de bailarinos, e exceto num curto segmento interpretado por toda a companhia, são dadas duas versões da mesma peça.
A diferença entre as duas partes está no facto de que são bailarinos diferentes que interpretam cada versão, destacando-se o ambiente diferente.

Na primeira parte, a banda sonora consiste em cantos corais eclesiásticos, dando a este ato uma atmosfera de seriedade e contenção, enquanto que, na segunda versão, a cena tem um espírito rock’n’roll, com música indiana e árabe a colorir a mesma coreografia, mas com diferentes tonalidades.

 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: