19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioRegionalMutualista lança estimulação cognitiva ao domicílio para seniores

Mutualista lança estimulação cognitiva ao domicílio para seniores

Novo projeto para combater as demências destina-se aos utentes do Serviço de Apoio Domiciliário e pretende retardar o declínio de habilidades cognitivas e, por conseguinte, a institucionalização

“Mental Gym em Casa” é o nome de um novo projeto da Mutualista Covilhanense que, a partir de novembro, vai proporcionar estimulação cognitiva aos seniores do seu Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
O novo serviço, a prestar gratuitamente, vai levar com regularidade a psicóloga da Instituição a casa dos utentes, com exercícios e dinâmicas personalizados a cada um, com o objetivo de preservar habilidades cognitivas essenciais para que possam continuar durante o máximo de tempo possível a realizar autonomamente as suas atividades quotidianas.
O objetivo é evitar ou adiar a institucionalização, promovendo o “envelhecer em casa”.
A Instituição está já a realizar avaliações aos primeiros utentes que vão integrar o “Mental Gym em Casa” e que passarão a realizar estimulação cognitiva uma vez por semana.
Cada sessão terá uma duração média de 40 minutos.
Este programa trabalhará, em blocos de 10 sessões individuais, as aptidões cognitivas com o propósito de melhorar competências relacionadas com memória, orientação, cálculo, linguagem e planeamento, essenciais para a realização de atividades do dia-a-dia como ir ao supermercado ou cozinhar.
Ao longo das 10 sessões e também no final, serão efetuadas várias avaliações, para medir os efeitos da estimulação nas aptidões cognitivas de cada sénior e readaptar o programa às suas necessidades.
“A sociedade em geral e as instituições em particular, que atuam na área da 3ª Idade, têm de se saber adaptar aos novos desafios que nos são colocados no que respeita à longevidade, ao envelhecimento ativo e à crescente tendência do ‘envelhecer em casa’, criando respostas não só para o bem-estar físico dos nossos seniores, como também para a sua saúde mental”, afirma o presidente da Direção da Mutualista Covilhanense, Nelson Silva.
“Ao alargarmos a assistência que prestamos ao domicílio com este programa, estamos a dar passos importantes nesse sentido, combatendo as demências e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, acrescenta o dirigente.
A Mutualista Covilhanense tem vindo ao longo dos últimos anos a criar espaços e projetos nas suas instalações com vista à promoção da saúde mental e ao combate às demências.
Desde junho de 2017 que dispõe de uma sala snoezelen totalmente equipada e de um Gabinete de Apoio ao Familiar e Pessoa Doente de Alzheimer (GAFPDA).
O “Mental Gym em Casa” funcionará, sempre que necessário, em articulação com aqueles dois equipamentos.
Relembre-se que a Mutualista Covilhanense dispõe de Serviço de Apoio Domiciliário há 20 anos, servindo atualmente 65 pessoas, às quais presta cuidados de higiene e conforto pessoal, higiene habitacional, fornecimento de refeições e tratamento de roupa.
Os utentes mais autónomos têm também a possibilidade de participar em atividades de animação sociocultural que se realizam nas instalações da Mutualista, bem como em passeios organizados pela Instituição.
A Associação tem 40 utentes em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) e 36 em Centro de Dia.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading