O Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai acolher nos próximos três dias, 24, 25 e 26 de outubro, o 8º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável (PLURIS 2018).
Sob o mote “Cidades e Territórios – Desenvolvimento, atratividade e novos desafios”, são esperados mais de três centenas de congressistas, na sua maioria brasileiros.
Entre os oradores convidados do congresso, cuja abertura tem início às 9h30m, no Auditório Laginha Serafimdo DEC, está o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Gomes Mendes, que vai abordar “Os Desafios da Descarbonização: O Caso dos Transportes”.
O PLURIS representa a continuidade da parceria entre investigadores do Brasil e de Portugal, que se realiza desde 2005. Constitui-se como uma associação técnico-científica, de caráter multidisciplinar, reunindo profissionais que atuam principalmente nos temas: Ambiente e Energia; Cidades Inovadoras e Inteligentes; Mobilidade e Transportes e Planeamento Regional e Urbano.
Segundo o Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, responsável pela organização do PLURIS 2018, “o desafio está à altura do que são as temáticas privilegiadas neste congresso, no âmbito abrangente do Planeamento e numa perspetiva multidisciplinar em que os aspetos relativos à mobilidade e transportes, cidades inovadoras e inteligentes, ambiente e energia e planeamento regional e urbano são considerados de forma integrada na gestão das cidades, de modo a potenciar o desenvolvimento económico dos aglomerados urbanos e a qualidade de vida dos seus habitantes”.
Ao longo dos três dias, os participantes vão discutir temas como acessibilidade e mobilidade urbanas, ambiente do espaço construído, autómatos celulares, clima e planeamento urbanos, ecologia urbana, planeamento auxiliado por computador, sistemas de informação geográfica aplicados à gestão do território, turismo e espaço urbano, entre ouros.
FCTUC acolhe 8º Congresso Luso-Brasileiro para o Planeamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on