15.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 24, 2020
No menu items!
Início Regional Executivo de Vila Velha de Ródão traça balanço positivo no primeiro ano...

Executivo de Vila Velha de Ródão traça balanço positivo no primeiro ano de mandato

O executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão cumpriu no dia 16 de outubro o primeiro ano de mandato.
O momento foi aproveitado pelos eleitos do Partido Socialista para traçar um balanço positivo do trabalho desenvolvido e no qual se destaca a atração de investimento privado e a criação de emprego, a aposta na habitação e a consolidação dos apoios sociais e escolares, a par de uma gestão rigorosa.
Essa boa gestão foi reconhecida no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses que, pelo segundo ano consecutivo, classifica Vila Velha de Ródão como o município de pequena dimensão com melhor eficiência financeira.
O resultado obtido neste documento de referência na monitorização do uso dos recursos públicos vem comprovar o bom rumo das opções tomadas pelo executivo, que ainda assim não descurou o investimento no concelho.
Disso mesmo é exemplo o início da construção de 18 moradias na Quinta da Torre Velha, obra que representa o maior investimento de sempre do município com recurso a fundos próprios, a que se junta a recuperação de duas moradias degradadas na zona histórica da vila e a disponibilização de lotes de terreno para construção.
O objetivo é incentivar a fixação de jovens e famílias no concelho e colmatar a falta de oferta do mercado privado de arrendamento, sendo estes investimentos complementados com o reforço dos programas de apoio à habitação e ao arrendamento jovem.
Ainda no que respeita à ação social, ao longo deste primeiro ano de mandato, foram consolidados e reforçados o Programa Saúde Mais, que proporciona consultas médicas de clínica geral aos munícipes em complemento aos serviços prestados pelo Serviço Nacional de Saúde, e o apoio aos munícipes em situação de vulnerabilidade social e/ou económica.
Ao nível da economia e emprego, as medidas de apoio ao investimento privado garantiram a instalação no concelho da Plastificadora de Ródão, uma fábrica de plastificação de papel que veio criar 40 postos de trabalho diretos.
Destaca-se ainda, a incorporação de 17 novos quadros nos serviços municipais, através do recrutamento para preenchimento de lugares vagos no mapa de pessoal e do programa de regularização extraordinária de vínculos precários.
Na área da educação, assistimos neste ano letivo ao aumento da população escolar ao nível das creches, o que levou à criação de mais uma turma e à realização de obras de melhoria no edifício do Pré-escolar.
Para além de garantir a frequência gratuita de creches e jardins de infância, a autarquia procedeu também ao reforço do apoio em livros e kits de material escolar, que se estenderam ao 9.º ano de escolaridade, e ao aumento do número de apoios e bolsas de estudo do ensino superior.
Para garantir as melhores condições aos alunos, o Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão foi dotado com uma nova biblioteca e um novo autocarro de transporte escolar.
A pensar no futuro dos jovens do concelho, o município apoiou a sua participação nas Universidades de Verão das Universidades de Coimbra e do Porto, dando-lhes a oportunidade de um contacto precoce com o mundo universitário que os ajude a orientar melhor as suas escolhas.
No setor do desporto e lazer, a inauguração do novo Ginásio Municipal e a requalificação das Piscinas Municipais de Vila Velha de Ródão traduziram-se, respetivamente, numa taxa de frequência de 90% e no maior número de sempre de utilizadores, o que vem demonstrar a importância destes equipamentos para o bem-estar e qualidade de vida da população.
Durante o verão, o município promoveu ainda as habituais atividades de ocupação de tempos livres de forma a proporcionar às crianças e jovens um conjunto de práticas desportivas, lúdicas e culturais, bem como o usufruto dos recursos naturais e equipamentos do concelho.
A aposta estratégica no turismo foi mantida com a criação da marca Terras de Oiro, uma plataforma de promoção e divulgação dos produtos regionais sob uma identidade única e que visa ajudar os produtores locais a penetrarem no mercado nacional e internacional.
A iniciativa foi apresentada ao público em junho deste ano, durante a Feira dos Sabores do Tejo, evento que, à semelhança do Festival das Sopas de Peixe ou do encontro Poesia…Um Dia, se tornou já numa insígnia de qualidade da região.
Neste sentido, o presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, destaca tudo o que de positivo se alcançou neste primeiro ano de mandato e refere que as expetativas para os restantes anos são auspiciosas, e que mais e melhor será feito em prol do concelho de Vila Velha de Ródão.
Relembre-se que o executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão é composto por quatro eleitos pelo PS e um pela coligação Novo Rumo (PPD/PSD e CDS-PP).
O município é liderado por Luís Pereira que foi reeleito para um segundo mandato nas eleições autárquicas de 2017, com 69,29% dos votos.
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

Município da Covilhã apresenta “Natal com Arte 2020”

A Câmara Municipal da Covilhã apresentou o programa oficial das comemorações natalícias - “Natal com Arte”, em conferência de imprensa realizada no...

Covid-19: Portugal ultrapassou os 4.000 mortos desde o inicio da pandemia

Portugal ultrapassou hoje os 4.000 mortos relacionados com a covid-19 ao contabilizar nas últimas 24 horas mais 85 óbitos e 3.919 novos casos de infeção com o novo coronavírus,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: