24.4 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 22, 2021
No menu items!
InícioNacionalVila Velha de Ródão é o município com melhor eficiência financeira

Vila Velha de Ródão é o município com melhor eficiência financeira

A Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão é o melhor município português de pequena dimensão no que respeita à eficiência financeira, ocupando, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no eficiência financeira do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Em 2017, Vila Velha de Rodão foi também o município com melhor pontuação no ranking global do distrito de Castelo Branco, com 1673 pontos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é editado pela Ordem dos Contabilistas e analisa económica e financeiramente as contas dos 308 municípios portugueses, relativas ao exercício económico de 2017.
Para a elaboração do ranking global da situação financeira dos municípios são tidos em conta dez indicadores.
De entre esses indicadores, no que respeita ao índice de liquidez financeira, a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão ocupa o quarto lugar no ranking dos 20 municípios com melhor nível de liquidez, sendo também o oitavo município a apresentar um menor peso do passivo exigível no ativo.
A autarquia apresenta o sétimo menor índice de dívida total (9%) e um grau de execução da despesa de 130,4%, o que lhe garante o 16.º lugar no ranking dos 20 municípios com melhor grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos.
Entre os municípios com menor peso do passivo exigível consolidado nos rendimentos próprios, Rodão ocupa o 11.º lugar, com a dívida representar 33,72% nos rendimentos próprios.
Vila Velha de Ródão foi o sexto município com menor passivo exigível, tendo-se verificado uma redução de 20,7% em relação ao ano anterior, sendo a Câmara Municipal com o sétimo melhor índice de dívida total.
O município ocupa ainda 12.º lugar entre aqueles apresentam menor volume de juros e outros encargos financeiros, verificando-se uma significativa descida (34%) dos montantes da despesa paga nestas rubricas relativamente ao ano anterior.
No que respeita à amortização de empréstimos, o município situa-se no 19.º lugar na tabela dos 35 municípios que apresentam menor volume de pagamentos de amortizações de empréstimos.
Tendo em conta os doze anos em análise neste anuário, Vila Velha de Ródão ocupa o vigésimo lugar entre os municípios a apresentar um menor volume de despesa paga em juros em valores acumulados desde 2006.
Entre 2006 e 2017, a dívida total da autarquia foi de 399 674 €, o que significa que o valor de despesa paga em juros, em valores acumulados neste período, foi de 113,5 € por habitante.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, considera que “as classificações obtidas são o resultado de uma gestão rigorosa, competente e transparente, comprovando que os grandes investimentos feitos e a politica de apoios sociais implementada não puseram em causa a estratégia definida para o concelho nem a gestão autárquica”.
Para o autarca, o facto de este ser o segundo ano consecutivo em que a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão merece um lugar de destaque a nível nacional e distrital no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, “só nos pode orgulhar e contribuir para que dirigentes e colaboradores do município continuem a trabalhar com rigor e afinco, tendo em vista o equilíbrio orçamental e o bem-estar da população do concelho”.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: