10.6 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Novembro 27, 2020
No menu items!
Início Desporto Portas do Almourão recebeu 40 amantes da escalada

Portas do Almourão recebeu 40 amantes da escalada

Mais de 40 escaladores, provenientes de Itália, Alemanha, Espanha e de várias zonas do nosso país, incluindo de Proença-a-Nova, participaram no Encontro de Escalada On the Rocks, que se realizou nos dias 27 e 28 de outubro nas Portas do Almourão, em Sobral Fernando.
A iniciativa contou com um workshop de iniciação à modalidade, no dia 27, e a habitual escalada ao geomonumento durante o fim de semana.
O feedback dado pelos participantes foi muito positivo, com a promessa de regressarem ao concelho de Proença-a-Nova.
As Portas do Almourão são um dos monumentos do Geopark Naturtejo e o encontro foi apoiado no âmbito do projeto da União Europeia iNature, cofinanciado pelo PROVERE, Centro 2020 e Portugal 2020.
Atualmente, a Escola de Escalada tem seis sectores e o próximo passo será equipar a 5ª Via Ferrata do país, um itinerário preparado nas paredes rochosas da Serra das Talhadas com degraus, cabos de aço, tiges, destinado a facilitar a progressão e otimizar a segurança dos montanheiros.
Esta via terá início na aldeia dos Carregais e vai percorrer um afloramento rochoso da Serra das Talhadas até à torre de vigia, onde serão colocadas vias de escalada de iniciação e reuniões para rappel, ideal, por exemplo, para bombeiros e forças especiais de segurança e proteção civil treinarem missões de resgate.
Para o futuro, o objetivo da Escola passa por chegar às 100 vias.
A modalidade surgiu no concelho em 2007, com a criação da Escola de Escalada por José Santos, com o apoio da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, e desde então projetou as Portas do Almourão e a aldeia de Sobral Fernando a nível nacional e internacional, trazendo vários amantes deste desporto de aventura.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Gulbenkian distingue projeto de investigação da UC em computação quântica

Testar os limites dos computadores atuais, quando aplicados a problemas do domínio financeiro, e explorar modelos de computação quântica é o objetivo...

Fez-se história na vida cultural e patrimonial do Concelho de Tomar e do país

Realizou-se a abertura simbólica da “Porta da Condessa” Foi, hoje, aberta ao público, a porta situada na Torre...

Link vai ligar Sertã a Vila de Rei, Sardoal, Abrantes, Ferreira do Zêzere e Tomar

A partir de dezembro Dia 2 de dezembro marca o início de uma nova fase para o transporte...

VILA DE REI: Montras Natalícias em exibição de 1 de dezembro a 9 de Janeiro

Cinquenta e uma montras de estabelecimentos comerciais do Concelho de Vila de Rei vão estar decoradas com a temática natalícia, entre os...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: