6.7 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Novembro 25, 2020
No menu items!
Início Sem Categoria Seminário sobre erradicação da pobreza na Mutualista Covilhanense

Seminário sobre erradicação da pobreza na Mutualista Covilhanense

“Erradicação da Pobreza: Reflexões e Abordagens” é o tema do seminário que decorre na próxima quarta-feira, 31 de outubro, a partir das 15h30, no Auditório da Mutualista Covilhanense, iniciativa que pretende debater e refletir sobre as respostas sociais face à problemática, sobretudo no concelho da Covilhã.
Entre os oradores contam-se Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda, e Alcides Monteiro, do Núcleo de Castelo Branco da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, também docente no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI).
Com organização da Mutualista Covilhanense e do Conselho de Zona da Covilhã da Associação SSVV – Sociedade de São Vicente de Paulo – Portugal, o seminário acontece no mês em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.
“Portugal: os números e os rostos da pobreza” é o título da intervenção de Alcides Monteiro, o primeiro interveniente deste seminário, a que se segue António Seco, presidente do Conselho de Zona da Covilhã das Conferências de São Vicente de Paulo, que falará sobre a “Ação Vicentina na Covilhã: Realidade e formas de atuação”.

Programa detalhado

Logo depois abre-se um espaço de debate, com uma curta pausa no final.
Os trabalhos são retomados com a intervenção de Leonor Amaral, presidente da AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária, intitulada “A intervenção social na comunidade estudantil – Nós ajudamos, e tu?”.
O Bispo da Guarda intervirá seguidamente para abordar “A Pobreza no contexto religioso”.
O último orador é Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense. “Mutualista Covilhanense face ao social – Programas de intervenção” é o tema da sua comunicação.
Antes do encerramento haverá novo espaço de debate.
Paralelamente, inserida na iniciativa, até 15 de novembro, está a decorrer uma campanha solidária de recolha de produtos de higiene para bebé e criança, cuja instituição destinatária é a Casa do Menino Jesus, e de recolha de bens alimentares, a reverter para os assistidos pelo Conselho de Zona das Conferências de São Vicente de Paulo.
As recolhas estão a ser realizadas na Universidade da Beira Interior, junto às secretarias das faculdades, com coordenação da AJAS.
A partir da próxima quarta-feira, dia do seminário, outro ponto de recolhas será a sede da Mutualista Covilhanense.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Governo alerta 400 mil empresas para teletrabalho e máscara obrigatórios

O Ministério do Trabalho enviou hoje um e-mail a cerca de 400 mil empresas a alertar para a obrigatoriedade do teletrabalho nos...

Covid-19: Novos casos de infeção em Portugal descem há oito dias

Há oitos dias que o número de novos casos de infeção com o novo coronavirus revela um decréscimo, registando hoje 3.919, um...

DCA Talks: “Infográficos e animações na National Geographic”

Promovidas pela área do Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, as DCA Talks têm como...

proTEJO e o município de Vila Franca de Xira convidam a cidadania a refletir sobre o controlo e a fiscalização da qualidade da água

O proTEJO – Movimento pelo Tejo e o Município de Vila Franca de Xira convidam os cidadãos e as populações ribeirinhas da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: