11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioNacionalInvestigadores procuram diabéticos para testar benefícios da cerveja sem álcool

Investigadores procuram diabéticos para testar benefícios da cerveja sem álcool

Uma equipa de investigadores está à procura de voluntários para participar num estudo clínico que pretende avaliar o efeito do consumo de cerveja sem álcool no perfil metabólico e no microbiota intestinal (bactérias intestinais) em pessoas com diabetes.
Para isso, os investigadores estão à procura de 30 voluntários (homens e mulheres) com diabetes mellitus tipo 2, com idades entre os 40 e 75 anos, não fumadores, que estejam dispostos a consumir uma cerveja sem álcool por dia, durante 12 semanas, refere esta quinta-feira o CINTESIS, em comunicado enviado à Lusa.
Este estudo é liderado por Conceição Calhau, investigadora e especialista em nutrição e metabolismo do CINTESIS — Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde, sedeado no Porto.
“As pessoas com diabetes mellitus tipo 2 apresentam um conjunto de bactérias intestinais diferente da população saudável”, afirma Conceição Calhau, que é também professora da NOVA Medical School, de Lisboa.
A investigadora explica que “a cerveja é uma bebida fermentada, à base de cereais, rica em compostos que poderão exercer um efeito benéfico nas bactérias intestinais, e assim, ter um impacto positivo na saúde”.
Porém, “a evidência científica sobre os efeitos do consumo de cerveja no metabolismo e no microbiota intestinal é escassa, mais ainda no contexto da diabetes”, acrescenta a especialista.
As cervejas para o estudo serão fornecidas pela equipa de investigação e os participantes serão avaliados por profissionais de saúde (endocrinologista e nutricionista) ao longo das semanas do estudo. Serão ainda efetuadas análises de sangue, urina e fezes no início, a meio e no final do estudo clínico, sendo que a informação desses exames será facultada aos voluntários.
O estudo clínico decorrerá em Lisboa, nas instalações da NOVA Medical School/Faculdade de Ciências Médicas.
Os interessados em colaborar poderão inscrever-se através do e-mail diabeer@nms.unl.pt ou do número de telemóvel 918?482 491.
Este é já o segundo estudo clínico que a equipa de investigação do CINTESIS e da NOVA realizam em torno do tema cerveja e saúde.
Em março a equipa recrutou dezenas de voluntários para um estudo similar, mas que pretendia aferir os efeitos do consumo moderado de cerveja com álcool e sem álcool, em diferentes parâmetros clínicos, em indivíduos saudáveis.
*Lusa / Foto: EDUARDO COSTA
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading