Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Junho 5, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Mostra dos Frutos de Outono de 1 a 4 de novembro em Oleiros

Mostra dos Frutos de Outono de 1 a 4 de novembro em Oleiros
José Lagiosa

A Mostra dos Frutos de Outono – Medronho e Castanha irá realizar-se de 1 a 4 de novembro no recinto de Feiras junto à Câmara Municipal.

Esta é uma feira temática dedicada a dois produtos outonais com uma ligação histórica a Oleiros: o Medronho e a Castanha.

O desafio passa por reunir no espaço da Mostra, produtos oleirenses e de outros pontos do país que utilizem estes dois produtos tradicionais de forma inovadora, nas mais diversas áreas.

Além disso, para quem visita Oleiros, poderá ainda encontrar uma seleção de produtos tradicionais da nossa terra, assim como artesanato de alta qualidade.

Além dos expositores, o programa cultural da Mostra conta com acordeonistas, comédia, fados com recriação de cenas de antigamente, noite de baile, assim como aulas abertas de danças de salão e a atuação de associações como o Grupo de Bombos do GAIO e da Sociedade Filarmónica Oleirense.

O principal objetivo desta Mostra continua a ser redescobrir as potencialidades do medronho e da castanha em várias vertentes.

Assim, pelas 15H30 de sábado, o Chef Edmundo Boavista irá cozinhar ao vivo juntamente com os alunos do Curso de Cozinha do AEPAA e dar a provar estes dois sabores em receitas do dia-a-dia.

Logo de seguida, pelas 17H30, é altura das gentes locais mostrarem as suas receitas que vão ser avaliadas pelo júri, no concurso gastronómico “Valorizar o Medronho e a Castanha”, com prémios para os vencedores.

Integrado no tema desta Mostra, acontece no dia 3 (sábado), o Ateliê do Medronho, a última iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências” de 2018. Desta vez a paisagem de fundo será a Madeirã, onde decorre o Passeio Interativo, a Recriação Histórica e o Almoço que compõem este Ateliê.

Como novidade, esta edição integra também um Magusto Comunitário, onde todos são convidados a fazer parte de uma tradição outrora muito marcante no nosso concelho.

A comunidade é convidada a participar trazendo castanhas, água-pé e o que pretenderem de forma a viver um convívio de São Martinho ao som do Grupo de Bombos do GAIO, pelas 16H30 de domingo.

O recinto contará com o habitual espaço de restauração – a Taberna – com petiscos e bebidas.

No exterior poderá ainda assistir à destilação tradicional do Medronho assim como comprar castanhas acabadas de assar.

A Mostra dos Frutos de Outono é também uma Mostra Gastronómica, uma vez que de 1 a 4 de novembro, os restaurantes são convidados a criar uma ementa alusiva à temática que pode conhecer aqui.

A Mostra irá abrir sempre 10 horas, sendo que encerra às 20 horas na quinta-feira e no domingo e encerra às 00H00 na sexta-feira e no sábado.

Este evento realiza-se no âmbito do PROVERE 2020 BEIRA BAIXA: Terras de Excelência.

 

Comentar