Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Setembro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Portugal continental com 13 distritos sob aviso vermelho devido a furacão Leslie

Portugal continental com 13 distritos sob aviso vermelho devido a furacão Leslie
José Lagiosa

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 13 distritos sob aviso vermelho por previsão de vento forte, e alguns também por agitação marítima, consequência da passagem por território continental do furacão Leslie.

O Furacão Leslie passou a norte da Madeira e prepara-se para atingir a costa portuguesa, sendo o cenário mais expectável que entre em terra entre Coimbra e Setúbal antes da meia-noite, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA).

Os seus efeitos começam contudo a ser sentidos a partir das 19.00. Há 13 distritos em alerta vermelho por causa do vento, com quatro (Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal) em alerta vermelho também por causa da agitação marítima.

Em declarações aos jornalistas, na sede do IPMA, os especialistas indicaram que são esperadas rajadas de vento superiores a 130 km/h, devendo a tempestade pós-tropical atingir a região entre Sines e a Figueira da Foz. Há 10% de probabilidade de os ventos poderem ser superiores a 180km/h.

“A trajetória do furacão Leslie nas previsões mais recentes é, com alta probabilidade, para nordeste deslocando-se a 60 km/h.

O furacão Leslie deverá aproximar-se da região costeira entre Coimbra e Setúbal, no final do dia de hoje, a partir das 19.00 locais entre as 21.00 e 22 .00 locais, já como depressão pós-tropical, mas ainda com a intensidade equivalente à de furacão de categoria 1”, segundo o último aviso do IPMA, às 13.00.

“Após a entrada em terra da depressão pós- tropical Leslie, o que deverá acontecer entre as 23.00 e as 24.00 locais, a depressão começará a diminuir de intensidade e atravessará o território na direção nordeste, com a direção mais provável para a região espanhola de Salamanca.
No período de aproximação e passagem pelo território do Continente prevê-se vento e rajadas muito fortes ou mesmo excecionalmente fortes, chuva forte e agitação marítima forte”, acrescenta o comunicado.

Em relação à agitação marítima, IPMA prevê “ondas de oeste ou noroeste com altura significativa superior a 7 m, podendo atingir altura máxima de 13 ou 14 metros, sendo expectável a ocorrência de galgamentos costeiros” nos distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal, entre as 23.00 locais de 13 e as 4.00 locais de 14.

“As regiões com maior probabilidade de serem atingidas com precipitação intensa são as dos distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria, no período entre as 23.00 locais do dia 13 e as 4.00 locais de 14”, alertam.

*Lusa / Foto: NASA

Comentar