Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 19, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Seminário sobre erradicação da pobreza na Mutualista Covilhanense

Seminário sobre erradicação da pobreza na Mutualista Covilhanense
José Lagiosa

“Erradicação da Pobreza: Reflexões e Abordagens” é o tema do seminário que decorre na próxima quarta-feira, 31 de outubro, a partir das 15h30, no Auditório da Mutualista Covilhanense, iniciativa que pretende debater e refletir sobre as respostas sociais face à problemática, sobretudo no concelho da Covilhã.

Entre os oradores contam-se Dom Manuel Felício, Bispo da Guarda, e Alcides Monteiro, do Núcleo de Castelo Branco da EAPN Portugal – Rede Europeia Anti-Pobreza, também docente no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI).

Com organização da Mutualista Covilhanense e do Conselho de Zona da Covilhã da Associação SSVV – Sociedade de São Vicente de Paulo – Portugal, o seminário acontece no mês em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

“Portugal: os números e os rostos da pobreza” é o título da intervenção de Alcides Monteiro, o primeiro interveniente deste seminário, a que se segue António Seco, presidente do Conselho de Zona da Covilhã das Conferências de São Vicente de Paulo, que falará sobre a “Ação Vicentina na Covilhã: Realidade e formas de atuação”.

Programa detalhado

Logo depois abre-se um espaço de debate, com uma curta pausa no final.

Os trabalhos são retomados com a intervenção de Leonor Amaral, presidente da AJAS – Associação de Jovens para a Ação Solidária, intitulada “A intervenção social na comunidade estudantil – Nós ajudamos, e tu?”.

O Bispo da Guarda intervirá seguidamente para abordar “A Pobreza no contexto religioso”.

O último orador é Nelson Silva, presidente da Direção da Mutualista Covilhanense. “Mutualista Covilhanense face ao social – Programas de intervenção” é o tema da sua comunicação.

Antes do encerramento haverá novo espaço de debate.

Paralelamente, inserida na iniciativa, até 15 de novembro, está a decorrer uma campanha solidária de recolha de produtos de higiene para bebé e criança, cuja instituição destinatária é a Casa do Menino Jesus, e de recolha de bens alimentares, a reverter para os assistidos pelo Conselho de Zona das Conferências de São Vicente de Paulo.

As recolhas estão a ser realizadas na Universidade da Beira Interior, junto às secretarias das faculdades, com coordenação da AJAS.

A partir da próxima quarta-feira, dia do seminário, outro ponto de recolhas será a sede da Mutualista Covilhanense.

Comentar