9.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 22, 2023
No menu items!
InícioCulturaCriança arrastada pelas águas de ribeiro quando ia para a escola

Criança arrastada pelas águas de ribeiro quando ia para a escola

O acidente ocorreu há pouco mais de cem anos quando as crianças da mais populosa aldeia do concelho de Tomar (Linhaceira) tinham que se dirigir a pé para a única escola da freguesia, em Asseiceira. Graças ao apoio dos colegas, o rapaz sobreviveria, mas o episódio foi determinante para dar força à vontade da população local de ter o seu próprio estabelecimento de ensino.
Construído de raiz pelos habitantes, o edifício foi entregue à Câmara Municipal em 1918, tendo então começado a funcionar como escola, a qual foi determinante no desenvolvimento daquela que é hoje uma das aldeias mais activas do Médio Tejo.
Razão mais do que suficiente para que o centenário seja comemorado de forma condigna, no próximo fim-de-semana, dias 10 e 11 de Novembro, com uma iniciativa intitulada Linhaceira Vintage.

Assim, no sábado pelas 15 horas, será descerrada uma lápide evocativa nesse edifício, actualmente reconvertido em extensão de saúde.
Será o instante inaugural de uma recriação histórica guiada pelo professor que também teve um papel activo na sua criação, e que, centrada no segundo edifício escolar (actual ATL) e zona envolvente, mostrará ao vivo momentos de uma aula de há cem anos e aspectos da vida de então na aldeia.
A iniciativa, que conta com o apoio dos dois ranchos folclóricos da freguesia (Linhaceira e “As Lavadeiras” de Asseiceira), inclui comeres e beberes tradicionais e, à noite, um bailarico à antiga. Haverá também jogos populares com a colaboração do CALMA.
A população local e todos os visitantes que o desejarem são convidados a integrar-se no espírito da época, envergando roupas alusivas, provando ou relembrando os sabores da comida das nossas avós, dançando e participando activamente na festa.
No domingo decorrerá a também já tradicional Feirinha de S. Martinho, momento de comunhão entre a escola e a comunidade, da responsabilidade da Associação de Pais (APAEL), este ano com o espírito do centenário bem presente, mas igualmente com o artesanato, os petiscos e o magusto.
Haverá jogos e animação com a colaboração dos Escuteiros, insufláveis e perna de porco no espeto logo a partir do almoço, às 12 horas.
Linhaceira Vintage é o culminar das comemorações do Centenário das Escolas na Linhaceira, iniciativa conjunta da APAEL, Associação Cultural e Recreativa local, Junta de Freguesia de Asseiceira e Município de Tomar.
Pode conhecer toda a programação do evento e a razão de ser do mesmo em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.com .
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: