13.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Novembro 23, 2020
No menu items!
Início Internacional Castelo Branco comemora centenário do Armistício no próximo domingo

Castelo Branco comemora centenário do Armistício no próximo domingo

A Câmara Municipal de Castelo Branco associou-se ao Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes para assinalar o centenário da assinatura do Armistício da Grande Guerra.
As comemoração vão ter lugar domingo, dia 11, precisamente o dia em que se assinala a assinatura do documento que colocou fim ao conflito.
Na apresentação do programa comemorativo, o vice-presidente da autarquia José Augusto Alves lembrou as ligações históricas de Castelo Branco com as forças armadas, nomeadamente a presença durante vários anos de dois quartéis na cidade o que contribuiu para o ingresso de muitos militares desta região nas forças armadas.
“Não podemos esquecer estes homens que serviram as forças armadas e que hoje, dada a sua idade já avançada, precisam de apoio, que lhes tem sido dado pelo Núcleo da Liga” lembrou José Augusto Alves.
O vice-presidente da autarquia apelou à participação de toda a comunidade nas comemorações de forma a homenagear não só os militares que participaram na Grande Guerra, mas também todos aqueles que ao longo dos anos serviram o país através das forças armadas.
Para o presidente do Núcleo de Castelo Branco da Liga dos Combatentes, Coronel Gonçalves, este é um programa ambicioso, mas assinala não só o dia do Armistício, mas também os 95 anos do Núcleo da Liga.
O responsável destaca as cerimónias que vão ter lugar a partir das 10:45 junto ao monumento ao Combatente.
“Gostaríamos que a população se juntasse a nós nestas comemorações, em que vamos contar com a presença da Força Militar do Regimento de Infantaria 15 de Tomar que estará presente para dignificar esta cerimónia” afirma o presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes.
Nesse mesmo dia vai ser apresentada a 2ª edição do Livro Batalhão de Infantaria 21 – o Batalhão dos Beirões na Grande Guerra.
O livro da autoria do Tenente-Coronel António Pires Nunes e do Professor Carlos Matos vai ser apresentado às 16 horas no Ciber Centro pelo Coronel Tirocinado Lemos Pires, historiador e especialista em Geopolítica e estratégia.
Entretanto está patente no Ciber Centro uma exposição de painéis e materiais museológicos alusivos à efeméride e no exterior foi reconstruida uma trincheira igual às da Grande Guerra.
Exposição bastante didáticas que a organização convida todos a visitar, em especial as escolas do concelho e região.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Festival Arrebita, que teve edição em Idanha, ganha Grande Prémio de Gastronomia

O festival de gastronomia Arrebita Portugal, que viajou até ao concelho de Idanha-a-Nova, em outubro deste ano, ganhou o Grande Prémio de...

A planear as férias de 2021? Rume ao The Magnolia Hotel no Algarve!

Deseja passar uns dias em família perto da praia? Sempre quis ficar hospedado num dos maiores resorts no sul do país...

OE2021: Aprovada proposta que prolonga vigência da linha de apoio ao setor social covid-19

Os deputados aprovaram hoje parte da proposta do PAN que assegura o prolongamento da vigência da “Linha de Apoio ao Setor Social...

Quartel dos Bombeiros recebeu reunião do Posto de Comando Municipal de Operações de Proteção Civil de Tomar

Decorreu esta manhã, no Posto de Comando, no Quartel dos Bombeiros, a reunião semanal da Comissão Municipal de Operações de Proteção Civil...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: